O corregedor do Conselho Nacional de Justiça, Francisco Falcão, fechará o cerco a 4 mil cartórios extrajudiciais que mantêm interinos no País. O interino tem direito a ganhar o teto constitucional (R$ 28.059,29), e deve repassar à Justiça o excedente do ganho líquido, mas isso não ocorre em centenas de cartórios. Embora tenha fixado prazo aos tribunais de Justiça para concurso, a infração dessa regra está na mira das Procuradorias dos Estados, que preparam ações de cobrança em série, e podem afastar os interinos.
Fim da farra
Falcão está especialmente preocupado com a farra dos interinos nos ganhos acima do teto, sem repasse. No DF, por exemplo, estão vagos sete dos 36 cartórios extrajudiciais.
Avisos prévios
O corregedor dará prioridade para os titulares. Em Março e em Agosto ele determinou a 15 TJ’s que preparassem as provas, por determinação constitucional.
Eternidade, não
‘É essencial que esses serviços sejam prestados por profissionais preparados e selecionados’, diz Falcão. ‘porque os interinos não têm direito de se perpetuarem’.
O retorno de Saboia
O primeiro ato que demonstra a força e respeito que o chanceler Luiz Alberto Figueiredo tem da presidente Dilma: após demitido por ela, o diplomata Eduardo Saboia será reintegrado aos quadros do Itamaraty dia 1º de Outubro. ‘Ele não será marginalizado pelo que fez’, garantiu o chanceler a um contato da Coluna.
Discreto
Herói para uns e vilão para o Palácio, após ajudar na fuga do senador boliviano Roger Molina para o Brasil, Saboia não será reconduzido a La Paz. Ocupará cargo administrativo, por ora, no próprio Ministério das Relações Exteriores.
Denunciado
O deputado João Campos (PSDB-GO) protocola hoje na Mesa da Câmara denúncia crime contra o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, por ‘omissão em responder no prazo de trinta dias, sem justificativa’ o requerimento de Informação 3136/13.
Prontuário
O deputado solicitou informações sobre ‘viagens oficiais internacionais de servidores para estudo/pesquisa e acompanhamento de programas e projetos sobre aborto seguro’.
A diretora
Elga Maria Teixeira Lopes, da Secretaria de Transparência, só não será a nova diretora do Senado se declinar do convite a ser feito por Renan Calheiros.
A exumação
Foi exumado ontem, como adiantou a Coluna, o corpo do ex-guerrilheiro Epaminondas Gomes de Oliveira. Estava enterrado como indigente no Cemitério de Brasília desde 1972, e foi descoberto em pesquisa pelo delegado federal Daniel Lerner, que auxilia a Comissão Nacional da Verdade. Dois netos dele participaram do desenterro.
Correndo pra Brasília
O PSD terá baixa na Câmara. Sai o deputado Homero Pereira, que fará tratamento contra câncer. Seu suplente é o secretário de Educação de Mato Grosso, Saguas Morais (PT), que enfrenta greve de professores há dois meses e deixará pepino para sucessor.
Surpresa na lavoura
Apesar da insistência, Blairo Maggi garante que não será candidato ao governo de MT. Mas seu primo Eraí Maggi será. O novo ‘Rei da Soja’ trocou o PDT de Pedro Taques pelo PMDB e vai desafiar o senador pedetista em um embate na terra do agronegócio.
Na pista
Empresários brasileiros investem pesado no GP2, fórmula de acesso à F1. Eike Batista patrocina Felipe Nasr, vice-líder e revelação brasileira, pela OGX. O Açúcar Itajá, de Goianésia (GO), da usina de Jales Machado, paga o piloto J. Rozewig.
Esopo & 2014
A PF mirou o que não viu e atingiu em cheio um figurão. Engana-se quem pensa serem PDT e Carlos Lupi alvos da Operação Esopo. As com$equência$ passam pelo Amapá.
O justiçado
O Senado, aliás, regulamentou ontem a profissão de vaqueiro. Após séculos de sol a pino no lombo de jegue, a turma foi representada no plenário por 150 deles, a caráter.
Ponto Final
São milhões os motivos que farão políticos da oposição a se preocuparem com a Operação Esopo
_________________________________________
Com Equipe DF e SP
Leia mais sobre: Leandro Mazzini