O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBM–GO) atendeu 4.661 ocorrências de incêndio em vegetação no Estado de Goiás entre o período de janeiro a 15 de setembro de 2014. O número equivale a um aumento de 18%, se comparado o mesmo período do ano passado.
De acordo com o major Pedro Carlos Borges de Lira, coordenador da Operação Cerrado Vivo, vários fatores contribuem para o aumento dos focos de incêndio, como tempo seco, baixa umidade, temperatura elevada e quantidade de dias sem chuva. Além disso, a abrangência em atender às chamadas também aumentou devido à criação de novas unidades do CB, em Ceres, Aruanã, Quirinópolis e Morrinhos.
“Fizemos maior número de atendimentos, em mais unidades e com maior efetivo (mais 400 bombeiros). Em relação ao aspecto climático, a umidade relativa do ar está baixa, a média que temos registrado está abaixo dos 20%, registramos temperatura elevada e muitos dias sem chover, sendo que não há previsão para chuva”, afirma o major.
Além disso, o coordenador explica que é fundamental a colaboração da população para evitar atear fogo em vegetação nesta época do ano e que, se a queima for necessária, as pessoas devem proocurar os órgãos ambientais para evitar acidentes.
A Operação Cerrado Vivo continuará até o início de novembro, quando começar o período chuvoso. Será retomada em janeiro de 2015, após preparação das equipes e de terrenos para que a propagação de fogo seja evitada.
Leia mais sobre: Cidades