Com foco na prevenção de incêndios em vegetação, o Corpo de Bombeiros de Goiás lançou nesta terça-feira (09), às 9 horas mais uma edição da Operação Cerrado Vivo 2016. O lançamento ocorreu no Comando da Academia e Ensino Bombeiro Militar, em Goiânia.
A Operação ocorre sempre no mesmo período do ano, entre julho a setembro, quando o índice de incêndios é muito maior no estado, por conta da estiagem de chuva.
Desde o início do ano, o Corpo de Bombeiros Militar já está desenvolvendo ações de prevenção, controle e extinção de incêndios em vegetação nas reservas unidades de conservação (UC) – reservas ecológicas, área de preservação permanente, parques etc.
Além da destruição da vegetação, as queimadas também levam riscos às rodovias, quando labaredas ou fumaça invadem as pistas de rodagem. O Corpo de Bombeiros afirma que quase todos incêndios em vegetação são provocados por ações diretas do homem, como o lançamento de tocos de cigarro nas estradas.
Durante todo o dia, o Corpo de Bombeiros Militar estará distribuindo cartilhas educativas para conscientizar a população sobre os danos causados pelas queimadas nas barreiras rodoviárias do estado. A corporação promoverá ainda uma exposição de materiais e uma demonstração de combate a incêndio em vegetação com o Helicóptero Bombeiro 1 utilizando o bambi bucket, ferramenta extremamente eficiente para a contenção de incêndios.
Leia mais:
- Incêndio em favela de São Paulo deixa 140 famílias desabrigadas
- Incêndio de grandes proporções atinge fábrica de pneus em Caldas Novas
- Corpo de Bombeiros promove ação contra incêndios
Leia mais sobre: Cidades