28 de novembro de 2024
Notícias do Estado

Coronel Márcio André de Morais assume Comando-Geral do Corpo de Bombeiros

O governador Marconi Perillo foi homenageado pelos militares do Corpo de Bombeiros, durante a troca de comando da corporação, que passou do coronel Carlos Helbingen Júnior para o coronel Márcio André de Morais. Acompanhado do secretário da Segurança Pública, Irapuan Costa Júnior, Marconi salientou “foi uma honra”, como governador, “ter trabalhado com servidores abnegados, cultos, devotados ao exercício de tão nobre missão”, e homenageou os familiares “daqueles que perderam suas vidas honrando essa farda, essa corporação e salvando vidas”.

Sobre os esforços empreendidos ao Corpo de Bombeiros, Marconi declarou que qualificou e aprimorou a instituição, “realizando concursos públicos, investido em equipamentos modernos e no treinamento qualificado dos profissionais do Corpo de Bombeiros, diante de um rigoroso planejamento estratégico para que esta instituição se tornasse uma das mais respeitadas e qualificadas do País”.

O coronel Márcio André de Morais disse que sua meta é seguir o caminho trilhado nos últimos anos. “Nosso objetivo é aumentar a satisfação da sociedade por meio dos serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros”, frisou.

“Meu foco é atender o cidadão com mais rapidez e qualidade”, relatou o novo comandante-geral”. Ao ser questionado sobre como vai cumprir a missão empenhada, o coronel Márcio respondeu: “Capacitando ainda mais os bombeiros, investindo em equipamentos, em viaturas e expandindo o alcance da corporação, tendo a comunidade mais perto de nós”.

Helbingen Júnior

O coronel Carlos Helbingen Júnior agradeceu a confiança depositada pela corporação em seu trabalho, a “oportunidade dada pelo governador Marconi Perillo que fez toda a diferença para que o Corpo de Bombeiros se tornasse referência para o Brasil”.

O ex-comandante relatou que quando Marconi Perillo assumiu o Governo de Goiás, em 1999, havia 900 bombeiros em apenas seis cidades de Goiás. “Hoje, nós estamos presentes em mais de 40 municípios, e contamos com mais de seis mil homens e mulheres”. E informou que “nesse período o governador investiu mais de R$ 60 milhões na corporação”.

E encerrou seu discurso citando a passagem da Bíblia Sagrada (Provérbios 12.2): “Quando os justos governam, alegra-se o povo; mas quando o ímpio domina, o povo geme”. O coronel Carlos Helbingen Júnior ficou no comando da Corporação nos últimos sete anos.

Márcio André

Nascido em Ceres e com 26 anos de serviço dedicados ao Corpo de Bombeiros Militar, o novo comandante-geral, coronel Márcio André de Morais, é graduado em Gestão Pública e exerceu, desde 2015, o cargo de Comandante de Gestão e Finanças da corporação. Ao longo de sua carreira militar, além de ter ocupado cargos estratégicos na corporação, também coleciona medalhas e condecorações. Dentre elas, as Medalhas da Ordem do Mérito Dom Pedro II – Grau Grã-Cruz, Medalha do Mérito Tiradentes – Grau Grande Oficial e Mérito Profissional – Gradação Ouro.

Também tomou posse o Coronel Sérgio Ribeiro Lopes nos cargos de subcomandante-geral e chefe do Estado-Maior Geral até então exercidos pelo Coronel Edmilson Eurípedes Lopes.

A cerimônia contou com as presenças do comandante-geral da PM, coronel Sílvio Vasconcelos Nunes, do chefe do Gabinete de Assuntos Estratégicos, Ricardo Balestreri, do secretário de Gestão e Planejamento, Joaquim Mesquita, do secretário de Articulação Política, Sérgio Cardoso; parlamentares, autoridades da Segurança Pública de Goiás e familiares. A solenidade foi realizada no quartel do Comando Geral, no Jardim América, em Goiânia.


Leia mais sobre: Notícias do Estado