23 de dezembro de 2024
Brasil • atualizado em 07/01/2021 às 14:56

CoronaVac tem 78% de eficácia contra a covid-19 e Butantan vai pedir autorização para uso emergencial

Doses da CoronaVac. (Foto: Divulgação/Governo SP)
Doses da CoronaVac. (Foto: Divulgação/Governo SP)

A CoronaVac teve 78% de eficácia nos testes clínicos da fase 3 realizados no Brasil. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (7) pelo governo de São Paulo.

A vacina, desenvolvida pelo Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, protegeu 100% das pessoas contra formas graves ou moderadas da covid-19.

“Esse resultado significa que a vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan tem elevado grau de eficiência e eficácia para proteger a vida dos brasileiros contra a Covid-19. As pessoas que forem imunizadas com a vacina do Instituto Butantan terão entre 78% a 100% menos possibilidade de desenvolverem a Covid-19”, afirmou o governador João Doria (PSDB) em coletiva de imprensa.

Segundo do diretor do Butantan, Dimas Covas, não houve, em nenhum dos voluntários vacinados, casos de internação em UTIs. “As pessoas vacinadas nesta população de alto risco foram protegidas da doença moderada e grave”, disse.

Após a divulgação dos dados de eficácia, o Butantan iniciou o processo de submissão na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para garantir o uso emergencial do imunizante.

A expectativa é a de que os dados sejam analisados em até dez dias. Uma nova reunião entre o Instituto e a Agência deve ser realizada ainda na tarde desta quinta.


Leia mais sobre: / / / Brasil / Destaque