O Corinthians deixou o Ceará derrubar um tabu de 41 anos nesta quarta-feira (5). No estádio Castelão, a equipe do técnico Lisca conseguiu vencer o time paulista, por 2 a 1, algo que não acontecia desde 1977.
De quebra, a diretoria do clube paulista decidiu tirar o técnico Osmar Loss do comando da equipe.
Foi apenas o segundo triunfo dos cearenses contra o Corinthians na história do duelo, que teve ainda nove vitórias corintianas e oito empates, um deles no primeiro turno desta edição do Campeonato Brasileiro.
Com uma atuação desastrosa, o time de Osmar Loss teve sorte de terminar o primeiro tempo perdendo apenas por 1 a 0. Enquanto o Ceará teve sete chances claras de gol, o time corintiano não obrigou o goleiro Éverson a fazer nenhuma defesa.
Sem trabalho em baixo de sua meta, o goleiro do Ceará foi ajudar no ataque. Aos 18min, ele cobrou falta na meia lua e não deu a menor chance para o corintiano Walter. A bola passou pela barreira, foi no canto e morreu no fundo da rede: 1 a 0.
Foi o primeiro gol de falta da carreira do goleiro de 28 anos, revelado pelo Guaratinguetá e que jogou no sub-20 do São Paulo. Ele é fã de Rogério Ceni, ex-goleiro tricolor e atual técnico do Fortaleza, rival do Ceará.
À frente no placar, os donos da casa tiveram ainda mais tranquilidade para dominar o jogo, apostando nos contra-ataques rápidos.
À beira do gramado, Loss tentava passar orientações a seus jogadores, mas nada surtia efeito. Perdido na defesa e dominado no ataque, o Corinthians padecia no jogo.
Depois do intervalo, o time paulista voltou a repetir os erros dos primeiros 45 minutos, sobretudo na troca de passes. Mas aos 8min, enfim, conseguiu finalizar ao gol.
Danilo Avelar cruzou da esquerda e colocou a bola na cabeça de Romero, próximo à pequena área. O paraguaio cabeceou e Éverson fez defesa excelente, com o peito.
No placar das chances reais de gol, a equipe de Loss perdia por 7 a 1. E isso logo teria reflexo no resultado do jogo.
Aos 11min, Leandro Carvalho carregou a bola pela lateral e passou facilmente por Mantuan, antes de cruzar. Avelar tentou evitar a finalização de Calyson, mas marcou contra: 2 a 0. O juiz, contudo, deu o gol ao atacante.
Só aos 18min, depois de ver sua equipe dominada por mais de uma hora, o técnico fez a primeira alteração. Sacou Douglas e colocou Vital.
Sete minutos após a mudança, o Corinthians conseguiu chegar novamente ao gol do Ceará. Com passe perfeito de Jadson, Roger saiu na cara do gol e diminuiu.
O tento do camisa 9 proporcionou ligeira melhora para o Corinthians mas não o suficiente para buscar o empate. O time paulista amargou a nona derrota no Brasileiro, uma mais do que o número de vitórias no torneio.
CEARÁ
Everson; Samuel Xavier, Tiago Alves, Luiz Otávio e Felipe Jonatan; Edinho, e Richardson; Calyson, Leandro Carvalho (Robinho) e Juninho Quixadá (Felipe Azevedo); Arthur Cabral (Eduardo Brock). T.: Lisca
CORINTHIANS
Walter; Mantuan, Léo Santos, Henrique e Danilo Avelar; Ralf (Araos) e Douglas (Mateus Vital); Pedrinho, Jadson (Mateus Matias) e Romero; Roger. T.: Osmar Loss
Estádio: Arena Castelão, em Fortaleza
Juiz: Rodolpho Toski Marques (PR)
Cartões amarelos: Felipe Jonatan, Richardson, Leandro Carvalho, Éverson e Calyson (CEA); Henrique e Douglas (COR)
Gols: Éverson (CEA), aos 18min do primeiro tempo; Calyson (CEA), aos 11min, e Roger (COR), aos 26min do segundo tempo
Leia mais sobre: Esportes