29 de agosto de 2024
Esportes

Corinthians joga para superar sina de quedas nas oitavas da Libertadores

Treinamento do Corinthians em Brusque
Treinamento do Corinthians em Brusque

LUCIANO TRINDADE
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – No século em que conquistou o seu primeiro título da Libertadores, o Corinthians tem de lidar também com um trauma na competição sul-americana. Desde 2001 -com exceção do ano de 2012, quando foi campeã-, a equipe não consegue ir além das oitavas de final.

Foram oito participações nesse período, com seis eliminações no primeiro mata-mata após a fase de grupos.

Em 2011, nem da preliminar o time passou, ao ser superado pelo modesto Tolima, equipe da Colômbia.

Na noite desta quarta (8), contra o Colo-Colo, às 21h45, no Chile, o time alvinegro terá mais uma chance de se livrar dessa sina. Viajou com o objetivo de trazer uma boa vantagem no placar para decidir a vaga no próximo dia 28, em Itaquera.

“Vamos buscar o resultado positivo. O jogo bonito fica em segundo plano, o resultado conta mais”, afirmou o goleiro Cássio, único titular remanescente do título de 2012, na última vez que o Corinthians passou das oitavas.

“Temos de almejar a vitória. Na pior das hipóteses, sair com um empate”, acrescentou o goleiro corintiano.

A confiança de Cássio se deve ao favoritismo da equipe brasileira. O time chegou ao mata-mata com a oitava melhor campanha geral.

Já o Colo-Colo teve a pior pontuação entre os 16 classificados. Na classificação geral, ficou em 19º, atrás de times que não passaram às oitavas.

O técnico Osmar Loss, no entanto, não quer ver sua equipe cair na onda do favoritismo. O Corinthians já esteve nessa condição outras vezes e acabou eliminado. Foi assim em suas quedas recentes, contra Guaraní, do Paraguai, e Nacional, do Uruguai, em 2015 e 2016, respectivamente.

Para Loss, mais do que uma suposta superioridade técnica, os jogadores precisam ter mais controle emocional do que o adversário para vencer.

“Você tem de estar preparado emocionalmente para construir ou desconstruir uma vantagem em um prazo curto”, afirmou o treinador.

Com os retornos de Fagner, Danilo Avelar e Gabriel, o Corinthians vai a campo com o que tem de melhor nesta noite. O trio foi poupado da última partida, contra o Atlético-PR, pelo Brasileiro, justamente para descansar para o duelo com os chilenos.

A escalação, portanto, deve ser a seguinte: Cássio; Fagner, Pedro Henrique, Henrique e Danilo Avelar; Gabriel, Douglas; Pedrinho, Jadson, Clayson; Romero.

O paraguaio completará uma importante marca nesse jogo. A partida contra os chilenos será a 200ª do jogador pelo time alvinegro. Ele acumula 38 gols e quatro títulos: bicampeonato brasileiro (2015 e 2017) e também do Paulista (2017 e 2018).

Atualmente, Romero vive um de seus melhores momentos pelo clube. Fez oito gols nos últimos dez jogos.

“Acostumei mal a torcida, mas é normal, agora estou jogando mais centralizado. Óbvio que eu também estou querendo fazer gols em todos os jogos, tento melhorar a cada dia”, disse o paraguaio.

COLO COLO

Orión; Opazo, Zaldivia, Insaurralde, Pérez; Carmona, Valdés, Baeza, Valdivia; Barrios, Paredes. T.: Hector Tapia

CORINTHIANS

Cássio; Fagner, Pedro Henrique, Henrique, Danilo Avelar; Gabriel, Douglas, Jadson; Pedrinho, Romero, Clayson. T.: Osmar Loss

Estádio: Monumental David Arellano, em Santiago (CHI)

Horário: 21h45 desta quarta

Juiz: Wilmar Roldán (COL)


Leia mais sobre: Esportes

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários