Foi reinaugurado oficialmente nesta terça-feira (16), o Coreto da Praça Cívica, um dos monumentos mais representativos do estilo Art Déco em Goiânia. A conclusão da obra ocorreu no mês passado e foi realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). No entanto, vândalos picharam o local e houve e necessidade de uma nova pintura.
“É uma obra com recursos do governo federal, o IPHAN tem a função de fiscalização, mas quando percebe que há um risco de deterioração e risco a sua estrutura, o Iphan intervém para preservar as suas características principais e naturais”, explicou o superintendente do Iphan em Goiás, Allyson Cabral.
Além da restauração do Coreto, o Iphan realizou uma obra de conservação na Torre do Relógio da Avenida Goiás, que também data do ano da inauguração oficial de Goiânia. O monumento, típico das cidades do início do século XX, passou por serviços de limpeza e consolidação do revestimento externo.
“Faz parte do patrimônio Histórico da cidade, embora uma capital nova com 87 anos de lançamento da pedra fundamental, tem a sua história e tem seu patrimônio. Estamos aqui para comemorar o trabalho que o Iphan tem realizado de conservar o coreto e mostrar a juventude que a cidade precisar ser preservada”, disse o prefeito Iris Rezende.
Durante a conservação na Torre do Relógio, a equipe técnica do Iphan observou a necessidade de uma nova intervenção de caráter restaurativo no bem, que vai contemplar a recuperação do revestimento, do reforço estrutural e a reativação do relógio.
O processo de restauração do monumento já está na fase de instrução técnica para elaboração do edital e, posteriormente, realização de licitação. A previsão é que a obra seja contratada e iniciada a partir do mês de julho.
“Todos nós somos encantados com a Praça Cívica, reconhecida mundialmente como o mais lindo conjunto arquitetônico de Art Decó”, destacou o governador Ronaldo Caiado. Ele disse ainda que é preciso incentivar o turismo para este campo em Goiânia.
Nas duas obras, foram investidos no total R$ 461 mil. A Torre do Relógio e o Coreto são bens de propriedade e gestão da Prefeitura de Goiânia e fazem parte do Conjunto Arquitetônico e Urbanístico de Goiânia, reconhecido pelo Iphan como Patrimônio Cultural Brasileiro.
Após a restauração dos bens, eles serão mantidos nos três próximos anos pela Caixa de Assistência dos Advogados, a Casag, por meio do projeto Adote Uma Praça.