{nomultithumb}
O ditador norte-coreano, Kim Jong-un, prometeu fechar as instalações de testes nucleares de seu país em maio deste ano, anunciou neste domingo (29) o governo da Coreia do Sul.
Segundo o porta-voz da presidência sul-coreana, Yoon Young-chan, Kim ainda disse ao presidente sul-coreano, Moon Jae-in, que especialistas da Coreia do Sul e dos Estados Unidos serão convidados para acompanhar o processo e repassar informações à comunidade internacional com transparência.
O comunicado do governo de Seul é o exemplo mais recente da virada diplomática entre os países vizinhos nos últimos meses. Durante o histórico encontro entre os dirigentes das duas Coreias na última sexta-feira (27), ficou estabelecido que haverá a desnuclearização total da península.
No passado, os norte-coreanos já disseram que só poderiam abrir mão de suas armas nucleares quando os EUA tirassem seus 28 mil soldados da Coreia do Sul, mas Kim teria, segundo Seul, aberto mão dessa exigência em troca de outras garantias para a segurança de seu país.
O encontro, o primeiro entre lideranças dos dois países desde 2007, é o ápice da distensão entre as Coreias, marcada também pela participação de uma equipe mista na recente Olimpíada de Inverno, em solo sul-coreaano.
(FOLHA PRESS)
Leia mais sobre: Mundo