05 de dezembro de 2025
Saúde pública

Cora já realizou mais de 2 mil procedimentos em três meses de funcionamento

Em três meses, o Cora já realizou 225 cirurgias, 104 sessões de quimioterapia e 182 tomografias, garantindo tratamento completo pelo SUS
Unidade oncológica pediátrica do SUS já impacta a vida de centenas de crianças em Goiás. Foto: Secom.
Unidade oncológica pediátrica do SUS já impacta a vida de centenas de crianças em Goiás. Foto: Secom.

Em apenas três meses de funcionamento, o Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora) já demonstra impacto significativo no atendimento a crianças e adolescentes com câncer. A unidade, inaugurada oficialmente nesta quinta-feira (25) pelo governador Ronaldo Caiado, contabiliza 2.081 procedimentos realizados desde sua abertura.

Nesse período, foram feitas 225 cirurgias, 146 internações em enfermaria, 35 internações em UTI, 104 sessões de quimioterapia, 102 ressonâncias magnéticas e 182 tomografias. Além disso, o hospital realizou 526 consultas médicas e investiu na capacitação de 275 profissionais, em parceria com o Hospital do Amor, de Barretos (SP).

Primeira unidade pública de Goiás voltada exclusivamente ao tratamento oncológico infantil e juvenil, o Cora oferece assistência 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Seu funcionamento é ininterrupto, 24 horas por dia, garantindo acesso regulado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Estrutura e acolhimento

Com leitos de internação, UTI, centro cirúrgico moderno e unidade de transplante de medula óssea, o hospital alia tecnologia de ponta ao cuidado humanizado. Ambientes lúdicos, brinquedotecas, áreas de convivência e luz natural tornam o tratamento menos doloroso para pacientes e familiares.

O secretário de Estado da Saúde, Rasivel dos Reis Santos Júnior, ressalta que os resultados iniciais confirmam a relevância da unidade: “O acolhimento diferenciado fortalece a saúde e amplia as chances de cura. Isso já se reflete nos números e no impacto que o hospital tem gerado nas famílias”.

Excelência garantida

Gestor do Cora, o presidente da Fundação Pio XII, Henrique Prata, reforça que a estrutura alcançou padrão internacional: “O governador Ronaldo Caiado garantiu que o Cora tenha nível de excelência. Temos aqui o que há de melhor no mundo para propiciar acolhimento e humanização”.


Leia mais sobre: / / / Cidades / Notícias do Estado / Saúde