19 de dezembro de 2024
Brasil • atualizado em 12/02/2020 às 23:59

Convocados presidentes do Banco Safra e da Mitsubishi na CPI do Carf

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) autorizou nesta terça-feira (26) a convocação dos presidentes do Banco Safra, Joseph Safra, e da Mitsubishi Motors do Brasil, Robert Rittscher. Também foram convocados os executivos João Inácio Puga, do Conselho de Administração do Banco, e Paulo Arantes Ferraz, ex-presidente da montadora.

A CPI do Carf foi criada em 4 de fevereiro deste ano e tem como objetivo investigar denúncias de fraudes no Conselho, referentes ao Ministério da Fazenda. A denúncia foi feita pelo procurador da República Frederico de Carvalho Paiva, responsável pelas investigações da Operação Zelotes no Ministério Público.

Outras 16 pessoas já denuncias na Justiça também foram convocadas para depoimento. Entre eles estão os advogados Mauro Marcondes Machado e Cristina Mautoni Marcondes, sócios da Marcondes e Mautoni, suspeitos de envolvimento em esquema de venda de Medidas Provisórias (MP’s).

O deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA) se declarou contra a vinda do banqueiro. “Entendo a importância das empresas para o país. Inclusive fui informado de que o senhor Safra mora na Suíça. Imagina ter de convocá-lo. Além disso, o denunciante nem sabia qual era o cargo dele no banco”, argumentou.  

Com informações da Agência Brasil

Leia mais:


Leia mais sobre: Brasil