21 de dezembro de 2024
Cidades

Convênio prevê investimentos de R$ 6 milhões em capacitação profissional em 93 cidades goianas

Governador e outras autoridades durante solenidade no auditorio Mauro Borges (Foto: Samuel Straioto)
Governador e outras autoridades durante solenidade no auditorio Mauro Borges (Foto: Samuel Straioto)

Foi assinado um convênio entre o Sebrae Goiás e a Secretaria da Mulher, do Desenvolvimento Social, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e Trabalho (Semira) que visa ampliar programas de capacitação de trabalhadores em 93 municípios do estado. As ações são válidas tanto para a cidade quanto para o campo.

A intenção é de promover geração de renda e emprego em regiões menos desenvolvidas de Goiás como: Entorno do Distrito Federal, Nordeste, Oeste e Noroeste do Estado.

“O objetivo é investir no desenvolvimento econômico local. É preciso criar novas oportunidades de trabalho nestas regiões, de criação de novos negócios. Este convênio prevê investimentos na capacitação e qualificação não só de pessoas para o mercado de trabalho, mas de pequenos empresários, além de ações inovadoras”, explica o diretor superintendente do Sebrae Goiás, Igor Montenegro.

De acordo com a titular da Semira, Lêda Borges, serão investidos em 2016 para a capacitação de 1,4 mil pessoas, R$ 6 milhões. A gestora espera que o convênio ajude a otimizar as ações do estado. Ele permite ainda a utilização de recursos federais para que os trabalhadores sejam capacitados nas cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

A capacitação dos trabalhadores ocorrerá a partir de programas desenvolvidos pelo Sebrae Goiás e a pela Semira. “O convênio pode permitir mais independência financeira, oportunidade de renda para as pessoas e o que mais o Brasil precisa: renda, dinheiro, emprego, condição das famílias sobreviverem e empreender”, destaca a secretária Lêda Borges.

Durante a solenidade de assinatura do convênio realizada no Auditório Mauro Borges no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), avaliou que o convênio é um instrumento para mudança das regiões, a partir do desenvolvimento das economias locais, de acordo com a característica de cada um dos locais.

“Este convênio de cooperação técnica para o fortalecimento da economia solidária em Goiás, aposta no empreendedorismo como canal de acesso a economia produtiva, por se alavanca do potencial de cada região, proporcionando emprego e renda nas diferentes regiões”, afirmou o governador.


Leia mais sobre: Cidades