15 de novembro de 2024
Cidades

Conta de luz tem cobrança extra a partir desta terça-feira (1)

Anuncio foi feito nesta segunda-feira (30). (Foto: Arquivo DG)
Anuncio foi feito nesta segunda-feira (30). (Foto: Arquivo DG)

Por determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a conta de luz virá com cobrança extra para os consumidores a partir desta terça-feira (1). A regra vale para todo o país. Em Goiás, a Enel confirmou que segue a regulação da agência e também aplica a bandeira tarifária.

A taxa extra refere-se à bandeira vermelha patamar 2, que é o maior no sistema de bandeiras da Aneel. A cobrança extra é de R$ 6,24 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Em 26 maio, a Aneel havia anunciado que não haveria cobrança extra na conta de luz até 31 de dezembro deste ano, em razão da pandemia do novo coronavírus. Houve, todavia, uma reunião extraordinária na segunda-feira (30) que decidiu revogar a decisão e estabelecer a bandeira vermelha patamar 2.

A Aneel alega que o Brasil voltou a consumir energia em patamares anteriores ao do início da pandemia. Além disso, com os níveis dos reservatórios em baixa, a oferta de energia elétrica está comprometida e houve a necessidade do acionamento de termelétricas para garantir o suprimento de eletricidade. A energia oriunda das térmicas, todavia, é mais cara.


Leia mais sobre: / Cidades / Destaque 2