24 de novembro de 2024
Mundo

Consulado retoma entrevistas de visto para os Estados Unidos

Entrevistas foram suspensas no dia 18 de junho.
Entrevistas foram suspensas no dia 18 de junho.

São Paulo – As entrevistas para obtenção do visto para os Estados Unidos voltaram a ser realizadas nesta segunda-feira, 29, nos consulados do país em São Paulo, no Rio de Janeiro, Recife e na Embaixada em Brasília.

Na semana passada, todas as entrevistas agendadas foram adiadas por causa de uma pane no sistema de autorização da impressão do documento nos passaportes, em Washington. O problema afetou as solicitações feitas depois do dia 8 de junho.

O estudante David Rosset, de 20 anos, tinha entrevista agendada para o último dia 17, que foi desmarcada, o que atrasou sua viagem para Los Angeles. “Tinha passagem para o dia 20 e minhas aulas no curso de Cinema começaram no dia 22. Precisei remarcar minha passagem para o dia 4 (de julho).”

Com viagem marcada para agosto para a Califórnia, o filho da engenheira Ana Paula Mendes Passos, de 44 anos, faria entrevista no dia 22 deste mês e ela também foi cancelada. “Viemos de Salvador e precisei mudar a minha passagem. Conseguimos remarcar para hoje e já vou voltar à noite para Salvador.”

Por volta do meio-dia, o clima estava calmo e com filas curtas na sede do consulado, na Chácara Santo Antônio, na zona sul da capital, mas a procura era grande. “Sempre tem movimento e fila aqui”, disse um comerciante da região, que não quis se identificar.

Quem foi ao local pela primeira vez não encontrou dificuldades para receber atendimento. “Para mim, está tranquilo. É a primeira vez que venho. Quero tirar o visto para programar a minha viagem (para os Estados Unidos)”, diz a professora Naiara Brilhante, de 25 anos.

Atraso

Em nota, o Consulado dos Estados Unidos em São Paulo informou que vai entrar em contato com os solicitantes que tiveram a entrevista cancelada no período de 17 a 26 deste mês para finalizar o processo de solicitação do visto.

O órgão disse ainda que pode ocorrer atraso na devolução do passaporte, cujo prazo médio é de dez dias.

A embaixada disse que está finalizando o serviço para solucionar os problemas técnicos no sistema. “Os problemas técnicos que afetaram o sistema de emissão de vistos de não-imigrantes e passaportes americanos no exterior já foram quase totalmente normalizados. Todas as embaixadas e consulados dos EUA, que emitem vistos ao redor do mundo, já restabeleceram conexão e estão agendando entrevistas e emitindo vistos”.

(Estadão Conteúdo)


Leia mais sobre: Mundo