O governador Marconi Perillo foi homenageado com uma placa, na noite desta quinta-feira (11), em Goiânia, pelo presidente da Associação dos Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares de Goiás (Acetego), Sudário Berto de Souza. Ele disse que a homenagem era pelo trabalho desenvolvido por Marconi em prol das crianças e adolescentes. “Vejo o senhor, desde seu primeiro mandato, empenhado em fazer, das nossas crianças e adolescentes, cidadãos”, declarou, ao justificar a homenagem.
A honraria foi entregue a Marconi no Auditório Mauro Borges, do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, durante solenidade de encerramento do Seminário Nacional de Conselhos Tutelares. Na ocasião, foram entregues 19 veículos Citroën Aircross aos prefeitos de 19 cidades para serem utilizados pelos conselheiros. Os automóveis foram adquiridos por meio de emendas parlamentares dos deputados federais goianos João Campos, Fábio Sousa e Flávia Morais.
Marconi foi aplaudido ao anunciar a liberação das verbas parlamentares aos deputados estaduais, cujos objetos beneficiam os conselhos tutelares. “Em relação às emendas dos deputados (estaduais), todos colocaram emendas para os conselhos tutelares, e elas serão pagas”, afirmou.
Ele pediu que os conselheiros tutelares que participaram do seminário fossem aplaudidos pelos presentes, por serem atores sociais fundamentais na proteção dos jovens brasileiros. “Essa junção de esforços é muito importante. Os conselheiros têm o papel de guardião, de anjos da guarda dessas crianças, no cumprimento do ECA [Estatuto da Criança e do Adolescente] e na defesa dos direitos”, ressaltou Marconi.
Coordenador Geral da Política de Fortalecimento de Conselhos da Secretária de Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo César Ferreira de Oliveira ressaltou a crescente população nesta faixa etária e a importância de um corpo de conselheiros capacitado. “Temos 63 milhões de crianças a adolescentes no País, dos quais 27 milhões são filhos de famílias pobres. Temos 30 mil conselheiros tutelares para serem zeladores do cumprimento da garantia dos direitos do filho do governador ao filho da empregada doméstica. Trabalhamos 365 dias ao ano. Estamos empenhados para fazer com que a garantia dos direitos das crianças e adolescentes seja plena em nossos municípios”, disse.
Jovens são política de Estado
O governador lembrou que jovens sempre foram uma política de Estado com alta prioridade em suas gestões. “Desde que me elegi pela primeira vez, sempre me importei com as questões relativas ao ECA e aos direitos das crianças e dos adolescentes. Ao longo do tempo, a Valéria (Perillo, primeira-dama e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás – OVG) coordenou a construção e abertura de vagas para 15 mil crianças em Cmeis, que eram chamados de creches. Somente estudantes, adolescentes universitários, nós beneficiamos com o programa Bolsa Universitária mais de 180 mil estudantes. Ao longo do tempo, muito mais do que 20 mil jovens participaram do programa Jovem Cidadão”, enumerou.
A prioridade, segundo Marconi, tem razão de ser. “A questão da drogadição (dependência química), a questão do descaminho das crianças por falta de oportunidades, é algo sério demais. A cada ano, milhares de jovens morrem por conta da falta de oportunidades, das discrepâncias sociais. Morrem no crime, porque muitas vezes são levadas ao crime por falta de oportunidades”.
O governador relatou o trabalho que está desenvolvendo em conjunto com as cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Trindade e Rio Verde, para definir medidas de fortalecimento do Ensino Público Infantil através do Programa Goiás Mais Competitivo e Inovador (GMCI). A proposta, explicou, é realizar parcerias para a construção de creches e reduzir o déficit de vagas nas unidades destinadas às crianças. Denominado Aliança Municipal pela Competitividade, a articulação visa aumentar a oferta de vagas em creches municipais. “Estamos trabalhando junto ao Ministério da Educação, em Brasília, para viabilizar vagas para estas crianças”, declarou.
Presente na solenidade, a secretária estadual Lêda Borges (Secretaria Cidadã), ressaltou as ações de Marconi com objetivo de proteger e dar esperança de um futuro melhor aos jovens goianos. “Várias ações de inclusão, de permanência e de reinserção desses jovens na área social. Nos orgulham programas como o Jovem Cidadão, o Bolsa Universitária, o Passe Livre Estudantil e também o Renda Cidadã, que servem à criança, garantindo a composição da vida familiar,” observou.
Leia mais sobre: Cidades