14 de novembro de 2024
Internacional • atualizado em 31/10/2022 às 20:21

“Conseguimos resgatar a democracia”, diz Lula a Macron durante telefonema

O presidente francês destacou a importância de "relançar a parceria estratégica à altura da história" entre os dois países
Macron conversou com Lula por telefone após a vitória do petista (Foto: Reprodução/Twitter)
Macron conversou com Lula por telefone após a vitória do petista (Foto: Reprodução/Twitter)

O presidente da França, Emmanuel Macron, compartilhou em suas redes sociais, nesta segunda-feira (31/10), um vídeo em que conversa por telefone com Lula (PT) pela primeira vez depois de o petista ter vencido as eleições contra Jair Bolsonaro (PL).

“Estamos vivendo um dia muito feliz porque conseguimos resgatar a democracia”, afirmou Lula. Macron destacou a importância de “relançar a parceria estratégica à altura da história” entre os dois países. Ambos conversaram com o auxílio de tradutores.

No ano passado, Lula fez uma visita a Macron, em Paris, durante um tour pela Europa, onde também passou por Alemanha e Espanha. Em seus discursos, o petista tem reforçado a intenção de resgatar a credibilidade internacional do Brasil.

LEIA TAMBÉM: Líderes internacionais e personalidades parabenizam Lula pela vitória

De acordo com ele, o governo de Bolsonaro fez com que o país ficasse isolado no mundo. Especificamente em relação à França, o atual presidente acumulou diversos desentendimentos com Macron, inclusive com comentários ofensivos sobre a primeira-dama francesa, Brigitte Macron.

Na noite da eleição, Macron foi um dos primeiros líderes internacionais a reconhecer a vitória de Lula. “Parabéns, caro Lula, por sua eleição que dá início a um novo capítulo da história do Brasil. Juntos, vamos unir nossas forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países”, escreveu no Twitter.


Leia mais sobre: / / Brasil