Além do Goiás, outras 12 equipes venceram torneiros estaduais na tarde deste domingo (8). Neste sábado (7), cinco times já haviam levantado o caneco.
Ocorreram decisões no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Bahia, Alagoas, Pernambuco, Ceará Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Destaque para o Santos que venceu o Audax no campeonato paulista, o América Mineiro que derrotou o Atlético e sagrou se campeão. O Inter que venceu o Juventude no Rio Grande do Sul. O Atlético Paranaense mais uma vez venceu o estadual. No Rio, mais uma vez o Vasco foi campeão.
Rio Grande do Sul
Ao vencer o Juventude por 3 x 0, o Inter tornou-se Hexacampeão gaúcho. Com três gols de cabeça – Eduardo Sasha, Paulão e Gustavo Ferrareis, o Colorado venceu a partida no Estádio Beira Rio, pelo jogo de volta da decisão do Estadual.
Minas Gerais
O América Mineiro surpreendeu, empatou com o Atlético MG por 1 x 1 e venceu o campeonato Mineiro. Esta foi a 16ª conquista do América no estadual, a primeira em 15 anos. Para levantar o caneco, o Coelho deixou pelo caminho Cruzeiro e Atlético-MG.
São Paulo
Em São Paulo, após derrotar o Audax por 1 x 0 o Santos conquistou o campeonato Paulista 2016. Contra a sensação do torneio, o time alvinegro suou neste domingo. Levou sufoco, foi dominado durante quase todos os mais de 90 minutos de jogo na Vila Belmiro. Mas Ricardo Oliveira estava em campo. E, com golaço que teve direito a bola entre as pernas de um zagueiro rival, o camisa 9 aproveitou praticamente a única chance da equipe alvinegra para decidir: 1 a 0.
Rio de Janeiro
O Vasco da Gama acabou com o título estadual ao segurar um empate por 1 a 1 diante do Botafogo. O time da Cruz de Malta conquistou o bicampeonato, pois venceu também em 2015, e levantou a taça pela 24ª vez, contra 31 do Fluminense e 33 do Flamengo.
Paraná
O Altético-PR sagrou-se Campeão Paranaense diante do grande rival Coritiba. O Furacão pisou no Couto Pereira com uma vantagem muito favorável, mas mesmo assim deitou e rolou para cima do Coxa, levantando a taça após uma vitória por 2 a 0.
Na primeira partida, na Arena da Baixada, o rubro-negro deu um show e venceu por 3 a 0. Assim, poderia perder até por dois gols de diferença que mesmo levaria o a taça para casa. Apesar da maneira fácil que o título foi conquistado, este dia oito de maio foi o dia do alívio atleticano. Há sete anos o Atlético-PR não conquistava o título estadual. A última vez foi em 2009. Também foi um dia especial, particularmente, para Walter ex-Goiás, que marcou um gol após jejum de meses sem marcar.
Placar das principais decisões
Internacional 3 x 0 Juventude
Coritiba 0 x 2 Atlético PR
Vasco1 x 1 Botafogo
Santos 1 x 0 Audax
Atlético MG 1 x 1 América MG
Outras finais pelo Brasil
Campeonato Alagoano: CSA x CRB
Foi com emoção e um gol aos 46 minutos do segundo tempo, mas o CRB sagrou-se bicampeão alagoano. Neto Baiano balançou as redes para sacramentar a conquista, que já estava encaminhada após a vitória por 2 a 0 no primeiro jogo.
Campeonato Baiano: Bahia x Vitória
Com a Arena Fonte Nova lotada, o Bahia lutou até o último minuto, mas não conseguiu superar a derrota sofrida na primeira partida da final do Baiano. Depois de vencer por 2 a 0, o Vitória se deu ao luxo de perder por 1 a 0 neste domingo e mesmo assim levantou a taça de campeão baiano.
Campeonato Brasiliense: Ceilândia x Luziânia
O Luziânia podia até perder por 1 a 0, tendo em vista que ganhou o primeiro jogo da final por 2 a 0. No entanto, o que aconteceu foi exatamente o contrário. Seguro na defesa, o time azulino abriu o placar e segurou a vantagem para comemorar o título estadual.
Campeonato Capixaba: Espírito Santo x Desportiva Ferroviária
Com um gol de pênalti de Edinho, a Desportiva Ferroviária conquistou o seu 18˚ título estadual. Com a melhor campanha na primeira fase, no hexagonal semifinal, maior média de público e ataque mais positivo, a tradicional equipe capixaba mereceu a conquista.
Campeonato Catarinense: Chapecoense x Joinville
O Joinville saiu na frente com gol de Diego Felipe, mas Bruno Rangel entrou no segundo tempo, marcou e garantiu a taça para a Chapecoense, que teve a melhor campanha na competição.
Campeonato Cearense: Fortaleza x Uniclinic
Com mais de 50 mil torcedores na Arena Castelão, o Fortaleza conquistou o campeonato cearense pelo segundo ano consecutivo. Um gol contra do Uniclinic garatniu o resultado para o Leão.
Campeonato Mato-grossense: Luverdense x Sinop
Fora de casa, o Luverdense superou o Sinop e conquistou o tricampeonato estadual. O primeiro do técnico Júnior Rocha. Alfredo foi o responsável pelo gol do título.
Campeonato Paraense: Paysandu x São Francisco (PA)
Com gols de Lombardi e Fabinho Alves, bicolor é o campeão paraense de 2016. Foi o 46˚ título estadual do Papão.
Campeonato Pernambucano: Sport x Santa Cruz
O ano de 2016 não poderia estar melhor para o Santa Cruz. Depois de conquistar a Copa do Nordeste, neste domingo o tricolor empatou com o Sport e sagrou-se campeão pernambucano. A vantagem no jogo de ida garantiu a conquista.
Campeonato Potiguar: ABC x América-RN
Um passeio. Assim foi a decião do Potiguar 2016. O ABC aplicou um 4 a 0 no América-RN e comemorou o seu 53˚ título estadual. Echeverria, Jones Carioca e Nando, duas vezes, foram os autores dos gols.
Campeonato Sergipano: Itabaiana x Sergipe
O Sergipe saiu atrás no placar no segundo jogo da decisão, mas um gol de Bruno Iotti foi o suficiente para o Alvirrubro comemorar, graças a vitória por 1 a 0 na primeira partida.
Campeonato Sul-mato-grossense: Sete de Dourados x Comercial
Com um gol nos acréscimos, o Sete de Dourados garantiu o título do Campeonato Mato-grossense do Sul. Halef foi quem balançou as redes para sacramentar a conquista.
Redação do DG, com informações da CBF
Leia mais sobre: Esportes