14 de setembro de 2024
Desequilíbrio ambiental

Conheça o caso dos javalis selvagens que estão invadindo cidades na Espanha

Autoridades começaram a abater animais pela grande quantidade e os riscos que representam
Desde 2020 casos começaram a aumentar; apenas no último ano foram registrados mais de 1200 incidentes envolvendo os animais. (Foto: reprodução)
Desde 2020 casos começaram a aumentar; apenas no último ano foram registrados mais de 1200 incidentes envolvendo os animais. (Foto: reprodução)

Já é comum ver, em várias cidades da Espanha, grandes grupos de javalis selvagens, apesar de não ser o normal. Atraídos por lixo ou por pessoas que os alimentam, a quantidade dos animais está crescendo cada vez mais no país, já comumente vistos em parques e causando acidentes de bicicleta ou importunando pessoas que levam sacos de compras. Apenas em 2021 foram 1200 incidentes do tipo registrados no país.

As autoridades já afirmaram não ter outra opção a não ser matá-los em grande parte dos casos, já que, apesar de não serem mortais, ainda assim representam perigo para os moradores das cidades. Neste mês de agosto mesmo, de acordo com o jornal português Público, uma jovem de Barcelona deu entrada no hospital com lesões provocadas por um javali. Até mesmo a cantora Shakira já disse ter sido atacada por eles em um parque quando estava com um dos filhos em setembro de 2021.

Ainda neste mês um javali também surpreendeu os banhistas da praia de Benajarafe, em Málaga, enquanto dava um mergulho. Num vídeo divulgado nas redes sociais, o javali nada e depois sai da água em direção a alguns arbustos para se esconder.

O problema das invasões tem piorado piorado bastante desde a pandemia do Covid-19, quando mais animais selvagens se aventuraram em áreas urbanas, que ficaram mais silenciosas devido com os confinamentos sucessivos. Por isso, as alternativas encontradas para combater a proliferação dos javalis inclui, além do abatimento dos animais, a proteção de lixeiras, multas para moradores que alimentam os animais e campanhas de conscientização social.


Leia mais sobre: / / Mundo

Comentários