Todos os anos o tema da redação do Enem é sempre um mistério para os estudantes. Mas, já imaginou “prever” a temática e conseguir preparar os alunos para a prova tão importante? Foi o que a professora Fabiana Sotini, do Colégio Estadual Professor Joaquim Carvalho Ferreira, em Goiânia, conseguiu fazer. A prova foi aplicada no último domingo (5), com um tema que pegou muitos de surpresa.
Em outubro, a professora que leciona para o ensino médio aplicou um tema muito semelhante ao do exame nacional. O tema do Enem deste ano foi: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Já o tema aplicado em sala de aula por Fabiana foi: “A importância social e econômica do trabalho doméstico e de cuidado”.
Desvendando o tema
Em entrevista ao Diário de Goiás ela explica sobre quando surgiu a ideia de abordar em sala o tema relacionado ao trabalho doméstico. “A ideia surgiu quando eu fui escolher o tema para a primeira proposta de redação do 4º bimestre. Todo bimestre, os alunos fazem duas redações. Quando eu fui escolher o tema, eu recorri a anotações que eu faço sempre, ao longo do ano, a respeito de notícias que eu vejo ou assuntos que eu acredito que possam virar boas propostas. O assunto é simples, é comum a todos nós que cuidamos e já fomos cuidados por alguém, de modo remunerado ou não”, iniciou.
Segundo a professora, a reação dos alunos no primeiro momento foi de achar o tema “sem graça”. “Eu sempre explico que eu entendo que eles gostariam de escrever sobre assuntos que eles pudessem escolher, mas que é importante escrever sobre assuntos que sejam desafiadores e que permitam que eles exercitem habilidades de argumentação específicas”.
Ela também conta que ao aplicar a proposta alertou aos alunos que a temática era “a cara do Enem”. “Eu só não esperava que a proposta do Enem seria tão semelhante à que eu fiz. Além disso, como eu já ensino redação há muito tempo, eu tenho experiência em conduzi-los ao sucesso. Tenho colhido resultados excelentes e sempre trabalhei em escolas públicas de periferia”, disse a professora que está colecionando mensagens de carinho após o sucesso dos alunos com a redação.
Como desenvolver o tema?
Para a reportagem, Fabiana confidencia suas dicas para quem quiser se sair bem na redação de 2024. “A primeira dica é: não se preocupe com o tema. Aprenda como fazer uma boa dissertação, treine bastante (o ideal seria fazer pelo menos uma redação por semana). Além disso, acompanhem as notícias e os assuntos sociais que surgem ao longo do ano e entendam: as outras disciplinas te ajudarão a entender qualquer assunto e argumentar bem a respeito. Um aluno bem preparado terá sucesso independentemente da proposta que encontrará no Enem”.
A professora que dá aula de português há 24 anos também conta qual foi a metodologia usada em sala de aula para fazer com que os alunos pudessem ter argumentos sólidos para o desenvolvimento do tema. “Eu ensino aos alunos a pensar sobre a temática, a relacioná-la com outros conhecimentos adquiridos em aulas de outros componentes curriculares, como história, arte, biologia, enfim…todas as outras disciplinas”.
Eu procuro orientar sobre como pensar sobre o assunto, mas não aponto caminhos específicos. Eu prefiro que cada aluno encontre o seu caminho, escreva e, posteriormente, quando eu corrijo, dou o “feedback”, opinando sobre o que poderia melhorar.
Professora Fabiana Sotini
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