O Centro de Referência em Ortopedia e Fisioterapia (Crof), localizado no Setor Aeroviário, em Goiânia, está sendo reformado pela prefeitura. Durante as obras, que devem ser concluídas em 90 dias, os atendimentos serão realizados nas Upas Maria Perillo (Região Noroeste), Itaipú e Cais Vila Nova.
A prefeitura também trabalha para disponibilizar ortopedista na Upa Novo Mundo. “Pedimos ao secretário Wilson Pollara para que, além da reforma do Crof, que será reaberto inclusive com cirurgias, o que não é feito lá hoje, promova também a descentralização desse serviço para melhorar o acesso da população a um ortopedista”, informou o prefeito Rogério Cruz (Republicanos).
O secretário de Saúde explica os motivos da reforma. “A unidade precisa de melhoria na estrutura e também o serviço de ortopedia precisa ser ampliado lá no Crof. O projeto da Prefeitura prevê três salas cirúrgicas para a realização de cirurgias ortopédicas de pequena e média complexidades, além de leitos de recuperação anestésica e leitos de enfermaria, tudo isso não existe lá atualmente”, disse Pollara.
Alterações no atendimento
A parte que é ambulatório, onde são atendidas as consultas agendadas com ortopedistas, irá para o Cais Cândida de Morais, que passou por uma revitalização completa. Os atendimentos de fisioterapia e pacientes com hanseníase irão de forma definitiva para o Centro Municipal de Fisioterapia, Hanseníase e Terapia Ocupacional, que está sendo criado pela Prefeitura.
A superintendente de Gestão de Redes de Atenção à Saúde, Cynara Mathias, esclarece que foram tomadas todas as medidas para evitar transtornos às pessoas que procurarem o Crof durante a reforma. “Atendendo a uma determinação do prefeito Rogério, o serviço de urgência e emergência em ortopedia está sendo descentralizado, pois além do Cais Vila Nova e da Upa Novo Mundo, a população vai poder procurar atendimento em duas outras Upas que já contam com essa especialidade médica,” informa.
Leia mais sobre: Atendimento / Goiânia / Reforma / Saúde / Cidades