{nomultithumb}
Termina neste domingo (1), a programação oficial da festa em devoção ao Divino Pai Eterno na cidade de Trindade. Desde a madrugada, atividades já estão ocorrendo. A última atividade do dia está programada para às 17 horas.
Histórico da Romaria
A Romaria do Divino Pai Eterno teve início na década de 1840, quando um casal encontrou na beira de um riacho um medalhão de barro com a imagem da Santíssima Trindade coroando Maria.
O casal Ana Rosa e Constantino Xavier iniciaram a devoção. Eles juntamente com os vizinhos juntaram forças para construir um lugar maior para receber mais pessoas, a chamada Capelinha.
Anos depois, as notícias de bênçãos e milagres atribuídos ao Divino Pai Eterno se espalharam ainda mais e, também com a ajuda dos fiéis, o Santuário Matriz foi construído e inaugurado em 1912.
Já na década 1970, a história se repetiu e uma nova igreja começou a ser edificada para receber os milhares de devotos que visitavam Trindade. A igreja foi construída e se tornou no que atualmente é o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno.
Em outubro de 2010, foi anunciada a construção do Novo Santuário. A pedra fundamental foi lançada durante a Romaria de 2011 e as obras começaram em abril de 2012.
Todo o complexo religioso terá 124 mil metros quadrados. A cúpula terá 94 metros de altura, equivalente a um prédio de 30 andares. Será construído um campanário, uma torre onde ficam os sinos, com 110 metros de altura. Haverá ainda um espaço para visitação da Imagem do Divino Pai Eterno e exposição do medalhão encontrado em 1840.
Na praça térrea, o projeto inclui museu, sala dos milagres, auditório, local para queima de velas, lojas de produtos religiosos e espaços destinados à alimentação. Na parte interna, será construído um complexo administrativo com secretaria e salas de apoio.
O Novo Santuário terá também sanitários amplos, locação de cadeiras de rodas, carrinhos para auxílio na locomoção de pessoas com deficiência, fraldário e posto médico.
O acesso à nova Casa do Pai vai ser por rampas laterais, escadas e elevadores. O estacionamento será amplo para veículos de passeio, ônibus e carros de boi.
2018
Neste ano o tema da festa é: “Pai Eterno, somos Teus Filhos”. Durante os dez dias de festividade, mais de 3 milhões de pessoas passam pela romaria. E é uma tradição para os católicos, de várias regiões do Brasil, percorrer a pé o trajeto entre Goiânia e Trindade.
Os 18 km até o Santuário Basílica são vistos como forma de pagar promessas, pedir graças e agradecer bênçãos alcançadas.
Veja abaixo a programação completa deste dia
1º DE JULHO – DOMINGO
4h – Alvorada festiva com fogos e sinos
4h45 – Procissão da Penitência
5h45 – Santa Missa na Praça do Santuário Basílica
8h – Missa Solene da Festa (Lançamento Oficial do livro – Pélagio Sauter – O Apóstolo de Goiás, autor: Pe. Clóvis Bovo)
17h – Procissão Luminosa e Celebração de Encerramento, saindo da Matriz até a Praça do Santuário Basílica (Levar velas)
Missas deste dia:
Matriz: 11h, 12h30 e 14h
Santuário Basílica: 10h30, 12h, 13h30 e 15h
Leia mais sobre: Cidades