O prefeito eleito por Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil), e a vice-prefeita eleita, coronel Cláudia Lira (Avante), tomarão posse dos cargos no Executivo no dia 1º de janeiro de 2025. Ambos foram diplomados no dia 19 de dezembro, e no primeiro dia do ano, cumprirão agenda de solenidades que incluem transmissão oficial dos cargos e credenciamento de posse.
Na agenda de posse, o primeiro compromisso do dia será na Solenidade de Posse, que acontecerá às 14h no Centro de Cultura e Eventos Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus II da Universidade Federal de Goiás (UFG). A transmissão do cargo de Rogério Cruz (Solidariedade) para Mabel acontecerá no Paço Municipal de Goiânia, às 17h.
O credencimento da posse será registrado na Câmara Municipal de Goiânia no mesmo dia. Já a posse dos secretariado de Mabel, cujos nomes foram definidos e anunciados ao longo do mês de dezembro, está prevista para o dia 2 de janeiro, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), às 9h.
Despedida da FIEG
O prefeito eleito fará a transmissão oficial do cargo de presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG) em cerimônia na próxima segunda-feira, dia 30 de dezembro. Com a renúncia, para a posse como prefeito de Goiânia, Sandro Mabel passará o bastão para André Rocha, novo titular da FIEG.
A previsão é que, durante a solenidade de transmissão de cargo na FIEG, Mabel apresente os demais membros da nova equipe de secretariado. Até o momento, foram apresentados 13 nomes.
No último dia 23: Eerizânia Freitas, para a secretaria integrada de Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos; o empresário Uugton Batista, para a Secretaria de Cultura e Eventos; e a ex-presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), Zilma Peixoto Percussor, para a referida pasta.
No dia 20 de dezembro: Tarcísio Abreu, para a Secretaria de Engenharia de Trânsito; Juliano Santana Silva, para a Secretaria de Habitação; Fábio Cristino, para a Secretaria de Inovação e Transformação Digital; e Wanderlei Toledo, para Secretaria de Articulação e Captação de Projetos.
No dia 13 de dezembro: Sabrina Garcez, para a Secretaria de Governo, Gabriela Machado Tejota, para a Casa Civil, Juliano Bezerra, para a Controladoria, e Thiago Ferreira, para a chefia de Gabinete. Antes disso, Mabel anunciou o médico Luiz Pellizer como titular da Secretaria de Saúde do município. O primeiro nome anunciado pelo futuro administrador para a gestão de 2025 foi o de Valdivino de Oliveira, que ficará à frente da Secretaria de Finanças.
Leia mais sobre: Cerimônia de posse / Posse Mabel / Prefeito de Goiânia / Sandro Mabel / Cidades / Política