A Conferência Nacional das Guardas Municipais do Brasil (CONGM) repudiou, por meio de nota, a posição do prefeito de Goiânia, Iris Rezende, em relação a Guarda Civil Metropolitana. De acordo com a nota, “recebemos com absoluta indignação a decisão do Prefeito em abandonar a segurança da população para garantir a segurança dos prédios públicos”.
Para a CONGM, a Guarda Metropolitana tem desenvolvido um papel fundamental na cidade, e pode contribuir mais ainda no sentido de assegurar a segurança da população se for valorizada, estruturadas e bem equipada.
“A Guarda Civil Metropolitana é um órgão constituinte da segurança pública com poder de polícia para desenvolver as competências que a lei estabeleceu objetivando garantir primordialmente a segurança da população e também do patrimônio”, diz a nota.
Ainda de acordo com a Conferência, a decisão do prefeito é desastrosa, retrógrada e equivocada. “Estamos na expectativa que o Prefeito reavalie e reveja sua posição e fortaleça a atuação da Guarda Metropolitana para assegurar à população mais segurança”.
Leia mais:
- Segundo GCM, determinação do prefeito não muda operacional dos agentes
- Iris determina retirada da Guarda Civil das ruas
Leia mais sobre: Cidades