A oitava edição da Conferência de Saúde de Aparecida de Goiânia, que acontece nesta sexta-feira (10), debate o futuro da saúde pública no município. O evento, organizado pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS), reúne a população, profissionais de saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
As discussões, que acontecem durante todo o dia, até às 17h, são organizadas em grupos de trabalho que debatem e elaboram propostas para diferentes temas da saúde pública. As decisões e deliberações vão integrar o Plano Municipal de Saúde, documento que institui diretrizes, metas e objetivos para os próximos 4 anos de gestão.
As propostas aprovadas também serão encaminhadas para as conferências estadual e nacional, que ocorrerão em maio e julho, respectivamente. O secretário executivo do CMS, Márcio Alves, lembra que as propostas elaboradas pela comunidade propiciam melhorias os sistema. “O cartão SUS, por exemplo, surgiu em um evento como esse. Foi uma dona de casa que apresentou essa ideia em uma conferência municipal. A proposta chegou até a respectiva conferência estadual e foi conduzida para a nacional. Hoje o cartão SUS beneficia todo o país”, menciona.
Leia mais sobre: Aparecida de Goiânia / Aparecida de Goiânia / Cidades