09 de agosto de 2024
Nordeste goiano • atualizado em 18/04/2022 às 09:04

Comunidade quilombola de Monte Alegre recebe donativos e curso de empreendedorismo

São quase 500 famílias que vivem no local e receberão mais de 800 doações, além de cursos de costura para mulheres
Quilombo em Monte Alegre. (Foto: Prefeitura de Monte Alegre)
Quilombo em Monte Alegre. (Foto: Prefeitura de Monte Alegre)

A comunidade quilombola Tinguizal, em Monte Alegre de Goiás, no nordeste do estado, recebe nesta terça-feira (19) mais de 800 doações arrecadadas pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). A ação também vai entregar benefícios sociais às famílias em situação de vulnerabilidade.

De acordo com levantamento da OVG, a região tem 474 famílias, que receberão mais de 800 donativos. Entre eles estão cadeiras de rodas, andadores, bengalas, colchões, fraldas descartáveis, enxovais para bebês, leites especiais, filtros de barro para água, brinquedos e absorventes íntimos.

Outro produto entregue será o Mix do Bem, alimento de valor nutritivo, que inclui arroz, proteína de soja, cenoura, tomate, alho e cebola desidratados.

A OVG também vai distribuir 450 kg de retalhos e itens de costura, arrecadados pelo clube de costura de um shopping do segmento de Goiânia. A ideia é fortalecer geração de renda entre as mulheres que atuam na confecção de peças de artesanato, além de reforçar a identidade cultural com vestimentas típicas e acessórios.

Para auxiliar nessa geração de renda entre as famílias locais, a Secretaria da Retomada oferecerá 10 opções de cursos profissionalizantes gratuitos, como Informática Básica; Empreendedorismo; Marketing Digital; Costura Industrial; Princípios Básicos e Técnicas de Agroecologia; Produção de Plantas Medicinais e Ervas Aromáticas; Doces em Compota; Biojoias e Ourivesaria; Maquiagem e Serviços de Beleza. Cada curso terá carga horária de 40 horas e a aula inaugural de Corte e Costura será realizada na própria comunidade.

O evento se encerrará com uma palestra sobre cooperativismo, com o objetivo de sensibilizar as costureiras da comunidade, que já atuam na confecção de peças originais, na constituição de uma cooperativa local, seguida de uma oficina ministrada pela estilista Naya Violeta, contratada pelo Sebrae. Ela comandará uma roda de conversa com as mulheres do Coletivo Tuya Kalunga, que funciona com foco na moda africana de base comunitária para o empoderamento feminino.


Leia mais sobre: Cidades

Comentários