A comunidade italiana no Estado de Goiás, enviou nota de repúdio ao deputado estadual Henrique Arantes (MDB) após, em seu discurso na tribuna da Assembleia Legislativa, ele vincular a Itália e italianos à corrupção em críticas a Distribuidora Enel (que é italiana).
No seu discurso, Henrique sugeriu que os brasileiros “aprenderam um pouco” com os italianos sobre a corrupção pois houve “uma forte imigração” da comunidade italiana para o pais.
A nota da comunidade, por meio da associação veneziana, considerou “irresponsável” a declaração de Arantes e afirmou que o parlamentar “dá clara demonstração de seus sentimentos xenófobos e preconceituosos, esquecendo-se que a República Federativa do Brasil e sua Constituição não criminalizam esse tipo de conduta”.
Ainda segundo a nota, o deputado também demonstrou “total desconhecimento ou má fé com relação à história do Brasil e de Goiás, pois foram os imigrantes italianos responsáveis por ajudar a construir a riqueza da nação e do Estado, que conta com numerosa comunidade ítalo-brasileira”.
Ao fim da nota, a comunidade pediu retratação por parte do deputado e solicitou medidas pela Comissão de Ética da Alego para a apuração de eventual quebra de decoro parlamentar.
Resposta
A reportagem do Diário de Goiás procurou pelo deputado, mas segundo sua assessoria de imprensa, ele está viajando e não poderia atender as ligações por falta de sinal.
Em nota, o deputado se pronunciou e disse que a corrupção é um fato histórico que está presente no governo italiano e brasileiro. “E como a Enel é uma empresa que tem capital do governo, assim como empresas públicas brasileiras que tiveram apurados fatos de corrupção, a referida empresa comete erros graves e está sendo investigada por possíveis crimes”,
Ainda de acordo com a nota, o deputado reconhece a importância histórica e atual entre Brasil e Itália, e seu discurso foi direcionado à empresa “e jamais focado a ofender o povo italiano que é sempre bem-vindo e bem-recebido no Estado de Goiás”.
Denúncia
Há também uma mobilização na comunidade italiana no Brasil para que haja uma denúncia criminal contra Henrique Arantes pelo crime de racismo. Em um vídeo na internet, o blogueiro descendente de italiano, que mora atualmente na Itália, Diego Mezzogiorno De Paola, contou sobre o caso e falou que o deputada atacou a história da comunidade italiana no Brasil.
Ele propôs que quem se sentiu ofendido com a fala, procure a delegacia de Polícia Virtual de Goiás para registrar boletins de ocorrência para que depois o parlamenta seja processado.
Leia mais sobre: Henrique Arantes / Política