13 de novembro de 2024
Cidades

Comunidade da Cidade de Goiás assume realização do FICA em novo formato e espera apoio do governo

Cidade de Goiás - Foto: divulgação
Cidade de Goiás - Foto: divulgação

{nomultithumb}

O tradicional Festival Internacional de Cinema Ambiental (FICA), um dos projetos mais importantes do calendário anual do Estado de Goiás, será realizado este ano de 5 a 8 de setembro na Cidade de Goiás.  O governo estadual não teve condições financeiras para realizar o evento,foi então que a comunidade da Cidade de Goiás, assumiu a organização desta edição, com novo nome, Festival  de Cinema e Ambiente da Cidade de Goiás.

Em entrevista ao Diário de Goiás, o  produtor executivo do Festival, Rodrigo Borges Santana, disse que está em busca de parcerias, inclusive do governo do Estado. “O FICA é um projeto do governo e nós sabemos das dificuldades financeiras do Estado, então até o mês passado o governo  não tinha dado nenhuma posição sobre a realização do Festival ou não.  Foi aí que a cidade resolveu assumir a realização do festival, e nós estamos buscando a parceria do governo e com certeza teremos o apoio do governo do Estado que já sinalizou positivamente”.

Segundo Santana, o governo anterior deixou uma dívida de R$1,5 milhões, além de pendências jurídicas que cercavam a realização do FICA e afirma que, “a nossa iniciativa não é uma posição de afronta ao governo, muito pelo contrário, a gente entende a situação que o governo está enfrentando e a cidade resolveu assumir o protagonismo, a cidade quer deixar de ser só o palco do evento e quer assumir o protagonismo na sua realização. Estamos buscando parceria, não apenas do governo, mas também da iniciativa privada e estamos recebendo apoio de artistas de todos os cantos do Estado e até do Brasil”.

O produtor explica que está edição será bem diferente das anteriores, mas mantendo a mesma tradição cultural. “Vai ser uma edição diferente, o nome é diferente porque não podemos usar o mesmo nome que o Estado usa, por ser  uma marca do governo. Estamos usando o nome que a gente criou e que a cidade escolheu, que é o Festival de Cinema e Ambiente da Cidade de Goiás”.

Segundo Santana, este ano o evento deve ser menor, mas mantendo a mesma tradição de antes e já tem data confirmada para o ano que vem . “Apesar de ser menor vai contar com mostras de cinemas, rodas de conversas, lançamento de livros, mesa de cinema, mesa de meio ambiente, shows musicais, o Festival de Gastronomia da cidade  vai acontecer junto. A programação vai estar recheada de atividades culturais e também de cinema. E nós já vamos lançar o festival do ano que vem que já tem data marcada também que deve ser de 9 a 14 de junho de 2020”, destaca.

Visibilidade nacional e internacional 

Para o produtor, o Festival  é importante para Goiás desde o início, “deu muita visibilidade para a cidade nacional e internacionalmente. Além disso, contribuiu muito para o desenvolvimento do turismo em Goiás exatamente por levar a imagem  para o Brasil e o mundo. Então, o FICA se tornou uma vitrine da nossa cultura, da nossa história, do que Goiás produz de arte”, aponta Rodrigo Santana.

“Além, do quanto é gerado de emprego e renda não somente para a cidade, mas também o Estado inteiro a partir da evolução que ele deu na indústria cinematográfica de Goiás. Hoje, é um Estado pólo produtor de cinema. No ano passado foram mais de 28 produções feitas aqui, e 26 séries televisivas que geraram  milhares de emprego”, acrescenta o produtor.

O Festival de Cinema e Ambiente da Cidade de Goiás, vai envolver toda a cidade com atividades em vários lugares como na Praça do Chafariz, na Praça do Mercado na Praça do Coreto, na casa de Cora Coralina , no Convento do Rosário e no Cine Teatro São Joaquim. Lembrando que o Festival acontece de 5 a 8 de setembro.


Leia mais sobre: / / Cidades