A Giro 8 Cia de Dança, viajou neste sábado (24/04) para o México, onde irá participar do 35° Festival Internacional de Danza José Limón. O projeto “Digressão México” tem como objetivo circular com o espetáculo “Sr. Will”, realizando 10 apresentações, cinco oficinas, sendo contemplados quatro estados mexicanos.
A diretora artística Joisy Amorim, explica que o objetivo é difundir a dança goiana para outras regiões fora do país, fortalecendo a cultura do estado ao promover novas parcerias e aproximá-la do público internacional assim como já faz com os goianos.
O projeto foi contemplado pelo edital de fomento à dança de 2018, do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás e a turnê deveria ser realizada em 2020, mas a pandemia da Covid-19 acabou atrasando o planos do grupo que teve de adiar a viagem. A situação de calamidade fechou teatros e espaços fechados em todo o mundo e não foi diferente no México.
Antes de ir ao México, a Giro8 Cia de Dança realizou um ensaio aberto em uma das unidades da Associação Pestalozzi de Goiânia, a fim de contribuir com a acessibilidade e a democratização da dança para as pessoas com deficiência em Goiás.
Após a turnê quando a companhia voltar a solo goiano, o Giro8 irá realizar um ensaio aberto com bate-papo entre os envolvidos no final. Será na Allegro Centro de Dança e terá como objetivo o compartilhamento da experiência no México com os interessados, em especial, o “Projeto Fronteras”, que busca fomentar a arte em Goiás.
Leia mais sobre: Entretenimento