29 de dezembro de 2024
Leandro Mazzini

Companheirada usou FAB para o voo da vitória

A ‘companheirada’ lotou um jatinho da FAB a serviço do PT – e não do governo, como determina a lei – no domingo da eleição do segundo turno. Foi o Voo da Vitória, numa farra a bordo, para levar de volta a Brasília um grupo que foi a São Paulo votar. Segundo registros da FAB, foram 50 no avião, entre passageiros e tripulação (dois pilotos e um ajudante), num modelo C99. Já a lista oficial do Ministério da Justiça, passada à Coluna, contou com 26 passageiros, entre ministros e assessores. Todos informaram que a viagem, com ministros petistas e assessores a bordo, foi ‘a serviço’.

Sete chefes

Uma turma de sete pastas estava a bordo com ministros num voo compartilhado no domingo (26), que decolou às 15h do Aeroporto de Congonhas, em SP, para Brasília.

‘Comandantes’

Os ministros: Cardozo (Justiça), Aldo (Esporte), Miriam (Planejamento), Mercadante (Casa Civil), Berzoini (Articulação), Chioro (Saúde) e Eleonora Menicucci (Mulheres).

Eleitores dedicados

Os outros 19 passageiros eram assessores de volta para casa no DF, a grande maioria do reduto eleitoral dos ministros – São Paulo. Ou seja, foram votar, nada a ‘serviço’.

Voo da ressaca

Na segunda, às 13h35, voo decolou com sete caroneiros da ministra Ideli (Direitos Humanos) de Brasília para Florianópolis. Foram à capital para a festa de Dilma.

21 novos partidos!

Enquanto o Congresso discute a cláusula de barreira e fim das coligações proporcionais nas eleições, a fim de reduzir o número de partidos no Brasil, o Tribunal Superior Eleitoral registra neste momento pedidos de criação, acredite, de mais 21 legendas. Entre elas, a Ação Libertadora Nacional (eu, hein!) e o Partido Pirata do Brasil!

Pérolas nacionais

As novas legendas têm as devidas assinaturas recolhidas, por determinação do tribunal, e o registro em cartório de Estados. Há outras pérolas como Partido da Construção Imperial, Libertários, dos Servidores Públicos e Trabalhadores da Iniciativa Privada e o Partido da Organização da Vanguarda Operacional (POVO).

REDE e novo PL

Entre as novas legendas em análise estão já a conhecida REDE, de Marina Silva, que retomou a coleta nacional de assinaturas complementares para se validar. E o Partido Liberal Brasileiro, um novo PL, que seria uma ideia oculta de Gilberto Kassab

. Amigos

O senador Sérgio Petecão tornou-se o maior defensor do senador boliviano Roger Molina no Senado, onde tem cobrado diariamente uma posição do Conare para asilo.

Chamou o intervalo..

A senadora Vanessa Graziotin (PCdoB-AM) levou indireta de William Waack em audiência pública, ao brincar que ‘até nos debates da Globo têm réplica e tréplica’. O jornalista, convidado, soltou: ‘Os debates são comandados pelo TSE e pelos partidos’

E$telita..

O movimento político Ocupe o Estelita, grade área central de 100 mil m² à beira mar no Recife, antigo cais, faz barulho. O Consórcio Novo Recife, formado pelas construtoras GL, Moura Dubeux e Queiroz Galvão, redesenhou o projeto não conseguiu apresentá-lo em audiência pública convocada pela Prefeitura do Recife. Decisão judicial barrou.

..E$pigõe$

Nova audiência foi remarcada para o próximo dia 27. Enquanto isso, invasores seguem ocupando o terreno pelas beiradas. As construtoras querem erguer no Estelita espigões de 40 a 45 andares, com apartamentos de luxo.

Prêmio

Além de Fernando Pimentel, governador eleito de Minas, o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), é outro potencial candidato de Dilma para a sua sucessão em 2018.

País da lei frouxa

A surpreendente volta dos grãos-mensaleiros petistas para casa é uma prova evidente de que o Brasil precisa de uma reforma do Código Penal.

A que interessa

Aliás, os congressistas incitam tanto a reforma política justamente porque é figurativa, a seu jeito. Porque temem a verdadeira reforma que lhes custaria muito: a penal.

Ponto Final

‘A casa caiu’.

Diria um empreiteiro para outro colega de cela na PF.

 


Leia mais sobre: Leandro Mazzini