Fim de campeonato, festa do título e tom de despedida, essas foram as últimas emoções do elenco esmeraldino em 2012. Diretoria, comissão técnica, jogadores e torcedores estão satisfeitos com o Verdão produziu nesta temporada, campeão goiano e da série B, e uma boa campanha na Copa do Brasil, terminando em sexto lugar. Mas e agora, como fica o time para 2013? Quem fica? Quem sai? O Goiás hoje tem mais de 30 jogadores de linha, por isso vamos analisar os jogadores que atuaram em 2012.
Goleiros
O contrato de Harlei se finda dia 31 de dezembro deste ano, mas, apesar de não ter anunciado oficialmente, o arqueiro firmará novo compromisso com o Goiás até o fim de 2014. Outros três atletas da posição têm contratos longos, são eles Pedro Henrique, Wallace e Paulinho, os dois últimos ainda defendem equipes das categorias de base, mas já treinam entre os profissionais. Por fim o único que tem uma situação indefinida no clube é o goleiro Edson, que chegou no início do ano, e quando entrou teve atuações razoáveis.
Laterais
Talvez a posição mais crítica do Goiás para manutenção dos jogadores. Na direita o titular Vitor pertence ao Palmeiras e está emprestado ao Verdão, mediante a crise no clube paulista a possibilidade de exigirem a volta do lateral existe. Peter tem contrato com o clube até dezembro e já demonstrou interesse em ficar, mas já recebeu sondagens de outros clubes, portanto cabe a diretoria alviverde resolver. Na esquerda, Egídio, um dos principais jogadores neste ano, tem propostas de grandes clubes e não fica para 2013. Bruno Collaço está emprestado pelo Grêmio, quando jogou não conseguiu convencer e não deve permanecer.
Zagueiros
Ao contrário das laterais, setor mais tranquilo para a diretoria. Quando Rafael Toloi se transferiu para o São Paulo muitos cronistas exigiam a contratação urgente de outro zagueiro, o Goiás não o fez, e deu certo. Valmir Lucas e Ernando formaram a melhor zaga da série B, com apenas 37 gols sofridos, média inferior a um por jogo. Os zagueiros titulares juntos com Lacerda, Wallinson, Henrique, que se recupera de lesão, e o garoto Pedrão, que subiu da base, devem iniciar 2013.
Volantes
Thiago Mendes e Amaral, titulares, destaques da equipe, e ambos renovaram seus contratos, o primeiro até 2017, o segundo até 2015, e estão confirmados para a próxima temporada. As outras três opções imediatas de Enderson Moreira eram Marcos Paulo, Juliano e Dudu Cearense. Este tem chances de renovar, andou perguntando a pessoas do clube sobre o campeonato goiano e parece querer ficar. Juliano e Marcos Paulo não devem permanecer.
Meias
Tido como melhor jogador esmeraldino em 2012, Ricardo Goulart não fica no Goiás ano que vem, o provável destino do meia é o Cruzeiro, segundo o presidente do BMG, que é dono dos seus direitos. Renan Oliveira pertence ao Atlético-MG, mas não deve ter espaço no Galo, por isso pode ser que fique na Serrinha. Ramon renovou com o alviverde no decorrer da temporada, e agora tem contrato até 2014. David teve uma longa conversa com Enderson Moreira na semana passada, e provavelmente irá renovar seu vínculo com o Goiás. Caio, Ulisses e Yuri possuem contrato para a próxima temporada.
Atacantes
Walter diz estar fazendo um grande esforço para permanecer em Goiânia, e não parece estar mentindo, tanto que o atleta já declarou que fica na cidade por mais uma semana até decidir seu futuro, mas é fato que o Porto, clube que tem detém seus direitos, está dificultando a renovação de empréstimo. Em nenhum momento se ouviu nada a respeito da renovação do experiente Iarley, um mistério. Júnior Viçosa quer ficar, o Goiás quer que ele fique. As partes agora esperam as eleições no Grêmio, clube que detêm os direitos de Viçosa, para fazer uma nova proposta. Felipe Amorim e Rychely têm contratos vigentes para 2013.
Leia mais sobre: Goiás Esporte Clube