O Comitê de Datação de CIclos Econômicos (Codace) da Fundação Getulio Vargas (FGV) constata: o Brasil entrou em recessão a partir do primeiro trimestre deste ano. Sob efeitos da pandemia do covid-19, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no primeiro trimestre registrou baixa de 1,5% em detrimento aos quatro últimos meses de 2019, de acordo com os dados das Contas Nacionais Trimestrais, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE) há um mês. As informações são do jornal O Estado de São Paulo.
Os economistas concluíram que o ciclo de negócios brasileiro atingiu um pico de expansão no primeiro trimestre de 2019 e isso sinalizaria a entrada do país em uma recessão a partir do primeiro trimestre de 2020. Dessa forma, o ciclo de expansão anterior à atual recessão durou 12 trimestres começando a partir do primeiro trimestre de 2017 ao quarto trimestre do ano passado.
Atualmente, o Codace é formado por “oito membros com notório conhecimento em ciclos econômicos”. A reunião aconteceu na última sexta-feira (26/06) e foi criado em 2004 para determinar uma cronologia “de referência para os ciclos econômicos brasileiros”. O grupo toma decisões de forma independente da FGV.
Leia mais sobre: Notícias do Estado