Goiás deverá contar em breve com mais 11 municípios na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal (Ride-DF). Isso significa que eles terão mais recursos federais para indução do desenvolvimento. Três dos municípios foram incluídos por meio de projeto do deputado federal Daniel Vilela (PMDB): Barro Alto, Goianésia e Vila Propício. (veja lista completa abaixo).
A inclusão já passou por comissões da Câmara dos Deputados e foi aprovada ontem (4/5) na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado Federal. O projeto (PLC 102/2015 – Complementar), de origem da Câmara dos Deputados, será votado agora no Plenário do Senado, o que deve acontecer em breve, devido ao regime de urgência aprovado para a matéria.
“Esta é uma grande notícia para Goiás. A inclusão desses 11 municípios ajuda no desenvolvimento do Estado como um todo porque eles ficam menos dependentes de repasses estaduais, já que passarão a receber recursos da União”, explica Daniel Vilela. “A presença de Barro Alto, Goianésia e Vila Propício ajudará a dar impulso à economia do Centro Goiano”.
Os municípios que integram a Ride-DF recebem recursos extras e têm a possibilidade de firmarem convênios em áreas como transporte, infraestrutura, educação e cultura. Unidos pelo fato de estarem na área de influência do Distrito Federal, os municípios trabalham em interesses comuns e recebem recursos federais para elaboração e realização de projetos.
A Ride-DF conta hoje com 19 municípios goianos e três de Minas Gerais, além de todos do Distrito Federal. O projeto em tramitação no Congresso prevê a inclusão de 11 municípios de Goiás e mais três mineiros. “Esses municípios sofrem influência devido à proximidade com Brasília e precisam de mecanismos para proporcionar seu desenvolvimento. Estamos trabalhando para conquistar investimentos e recursos para melhorar a qualidade de vida da região”, afirma Daniel Vilela.
Municípios a serem incluídos na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal (Ride-DF):
Alto Paraíso, Alvorada do Norte, Barro Alto, Cavalcante, Flores de Goiás, Goianésia, Niquelândia, São Gabriel, São João d’Aliança, Simolândia e Vila Propício)
Leia mais sobre: Cidades