22 de dezembro de 2024
Preocupação • atualizado em 20/04/2023 às 20:11

Comissão de Saúde cobra plano emergencial de vacinação contra gripe, em Goiânia

Diante do aumento de casos de óbitos em consequência da gripe, vereadores cobraram ações da SMS, principalmente para a imunização de crianças
A Comissão de Saúde de Goiânia pautou e os vereadores aprovaram o requerimento. Foto: Divulgação
A Comissão de Saúde de Goiânia pautou e os vereadores aprovaram o requerimento. Foto: Divulgação

A presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Goiânia, Katia Maria (PT) apresentou, nesta quinta-feira (20), um requerimento cobrando da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) um plano emergencial de vacinação de crianças contra influenza. Em primeiro lugar, diante do aumento de casos de mortes em consequência da gripe, integrantes do grupo prioritário estão entre as maiores preocupações.

Desse modo, Katia Maria, destacou que entre as 10 mortes registradas nos últimos dias, estão duas crianças menores de 2 anos. “A cobertura vacinal de crianças em Goiás está em apenas 4%”, afirma Kátia.

Em resumo, os dados de vacinação em Goiás realmente preocupam. Este ano, as crianças apresentam um percentual maior dos registros de influenza em comparação com as demais faixas etárias. O público de 0 a 9 anos soma 75 casos, o equivalente a 56,8% do total deste ano.

Nesse sentido, Kátia ressaltou que, no momento, o ideal é pensar na saúde das crianças goianienses. “Precisamos reverter de forma rápida essa situação e garantir a imunização de nossas crianças também”, ressaltou.

Com o fim de buscar ações, o requerimento aprovado pela Câmara dá um prazo de 48 horas para a SMS Goiânia implantar um plano emergencial de vacinação de crianças. Em princípio, é esperado que a Secretaria promova a imunização em escolas e CMEIs. Além disso, que busque orientar as unidades de saúde para não perder a oportunidade de vacinar todas as crianças.


Leia mais sobre: / / / / Cidades