19 de novembro de 2024
Economia • atualizado em 09/11/2023 às 20:57

Comércio goiano fica entre os 8 com maior crescimento no Brasil e acima da média nacional

Brasil registrou 0,6% de aumento e, Goiás, 3,9%
Hiper e Supermercados puxaram alta nas venda do varejo em Goiás: segmento é grande gerador de empregos. (Foto: reprodução)
Hiper e Supermercados puxaram alta nas venda do varejo em Goiás: segmento é grande gerador de empregos. (Foto: reprodução)

As vendas no comércio varejista no Brasil cresceram 3,3% em setembro, mas em Goiás esse crescimento ficou acima da média. Este setor goiano cresceu 3,9% neste ano na comparação com o mesmo mês de 2022. Além disso, o comércio goiano ficou com o oitavo melhor resultado entre os estados brasileiros, de acordo com o Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB), do IBGE.

A alta foi puxada pelas vendas em hipermercados e supermercados (12,9%); produtos alimentícios, bebidas e fumo (11%); móveis (10,7%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (11%); e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (4,4%). O ranking, segundo especialistas do instituto, revela a prioridade dada pelos consumidores à compra de itens básicos, como alimentos, em detrimento de outras mercadorias consideradas não essenciais.

Já do ponto de vista da economia, o bom desempenho do comércio se soma a outros resultados positivos. “Goiás também registrou 31 meses consecutivos de crescimento na atividade econômica e PIB superior ao nacional, em 2022. Somos o estado que mais cresce no Brasil”, avalia o governador Ronaldo Caiado. O titular da Secretaria-Geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, lembra por que o segmento é considerado fundamental: “gera emprego e renda para milhares de famílias”, diz.

Na variação acumulada no ano do comércio goiano, em relação ao mesmo período do ano passado, o avanço do comércio em Goiás foi de 0,6%; seguido por 0,2% de aumento na variação acumulada em 12 meses. Frente ao mês anterior, o varejo goiano cresceu 1,5%, com ajuste sazonal.

A Pesquisa Mensal de Comércio produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista.

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