A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou crescimento do comércio goiano de 8,1% no mês de outubro. O resultado fez com que o setor atingisse a marca de 11 meses com crescimento consecutivo.
Esse feito não era registrado desde 2014. Os dados também revelam que o bom desempenho foi impulsionado pela venda de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (40,7%), seguido por artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (23,6%).
Nas variações acumuladas no ano e em 12 meses, o crescimento foi de 6,2% e 5%, respectivamente, com altas puxadas pelos artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos e hipermercados e supermercados. Já em relação à média nacional, o Brasil obteve crescimento de 6,5%, 5% e 4,4% nas variações interanual, acumulada no ano e em 12 meses, respectivamente.
A pesquisa também destacou a alta do comércio varejista ampliado, cujo crescimento foi de 11,2%. O bom desempenho levou Goiás para a posição de terceiro estado que mais cresce no país no indicador, ficando atrás apenas da Paraíba (11,8%) e Amapá (18,2%). A venda de veículos, motocicletas, partes e peças (27,8%) foi a responsável pelo bom desempenho.
Leia mais sobre: Comércio goiano / Crescimento comércio goiano / economia goiana / Cidades