23 de dezembro de 2024
Cidades

Comerciantes são autuados em Aparecida durante Operação Calçada Limpa

A Operação também coíbe a ação de carros estacionados nas calçadas, o comércio ambulante e exposição de mercadorias por parte dos comerciantes. (Foto: Prefeitura de Aparecida de Goiânia)
A Operação também coíbe a ação de carros estacionados nas calçadas, o comércio ambulante e exposição de mercadorias por parte dos comerciantes. (Foto: Prefeitura de Aparecida de Goiânia)

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Regulação Urbana em parceira com a Superintendência Municipal de Trânsito (SMTA) e Secretaria de Meio Ambiente (Semma), iniciou a Operação Calçada Limpa, na manhã desta terça-feira (4).

O objetivo da ação é desobstruir as calçadas do município, principalmente nas principais vias e polos comerciais, para o livre trânsito de pedestres. Com isso, a Operação coíbe a ação de carros estacionados nas calçadas, o comércio ambulante e exposição de mercadorias por parte dos comerciantes.

Com início nos comércios próximos da Praça da Matriz, no setor Central de Aparecida de Goiânia, cerca de 20 fiscais das três secretarias envolvidas na ação notificaram e autuaram comerciantes que deixaram mercadorias expostas em calçadas.

A Operação foi elaborada após reclamações de moradores de Aparecida, de acordo com o diretor de posturas da Secretaria de Regulação Urbana, Edson Carvalho. “Recebemos várias denúncias relacionadas à vendedores ambulantes nas ruas e outras formas de obstruição da calçada. Sem a calçada, o pedestre tem que caminhar pela rua, situação que muitas vezes pode causar acidentes de trânsito”, explica.

O prazo para regularização dos comerciantes é de 15 dias. Caso contrário, os comerciantes poderão ser multados em até R$ 400, conforme estipulado pelo Código de Posturas de Aparecida.

Já para o diretor de fiscalização da SMTA, Rodrigo Braganick, a pasta irá orientar os condutores que ocupam logradouros e canteiros centrais, mas o maior desafio é a falta de respeito com o pedestre. “Nossa maior dificuldade no trânsito é a falta de respeito com os pedestres. Essa ação é importante porque vamos tirar os pedestres das vias e fazer com que eles possam usar as calçadas com tranquilidade”.


Leia mais sobre: Cidades