Campinas e região estão em festa. A Campininha comemorou nesta segunda-feira (08/07) 209 anos e para celebrar a data, a Prefeitura de Goiânia – pela segunda vez no ano, em parceria do Governo do Estado, realizaram a 23ª do “Multirão da Prefeitura”. 90 serviços municipais, além de outros 30 da administração estadual foram oferecidos para os moradores da região. Organizado sempre aos sábados e domingos, esta edição do evento foi feita excepcionalmente nesta segunda-feira tendo por conta o aniversário de Campinas. Segundo a prefeitura, foram feitos 40 mil atendimentos.
“Aqui prestamos homenagem a esse bairro que abriu mão da sua autonomia no passado para ajudar a construir Goiânia”, disse o prefeito Iris Rezende (MDB0, que estava ao lado do governador Ronaldo Caiado (DEM), vereadores e secretários. Eles homenagearam o bairro, por meio da transferência simbólica da sede do governo municipal para Campinas. A solenidade de mudança da sede foi realizada no Colégio Santa Clara, em sessão especial da Câmara Municipal de Goiânia. “Fazemos um reconhecimento a essa comunidade que é parte da história viva de Goiás”, pontuou Iris.
Caiado em sua fala repetiu o que já havia dito no dia 15 de junho quando Prefeitura e Governo realizaram um Multirão conjunto na região sudoeste de Goiânia. O governador destacou novamente que o “nosso gabinete é na rua”. Ele destacou a importância que os representantes do povo saiam do ‘ar condicionado’ e estejam em contato direto com o cidadão.”É nossa meta fazer com que o gabinete do executivo saia do ar refrigerado e venha diretamente conviver com a população, prestar ao povo goiano esse serviço direto, facilitado, com resultado e qualidade”.
Solenidade
Na Câmara itinerante para o aniversário de Campinas, foram concedidas Comendas do Mérito Campineiro Licardino de Oliveira Ney a oito cidadãos ligados à história local. Além disso, destinou-se diplomas de honra ao mérito para 19 personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do bairro. “Aqui instalamos o mutirão de boas intenções, amor e compreensão”, diz o prefeito. “Goiânia será exemplo para todo o Brasil”, pontua.
Em uma digressão à sua adolescência, Iris relembrou que está fazendo 70 anos em que pisou no bairro pela primeira vez. “Cheguei com 15 anos de idade, vindo da roça, ingressei na escola técnica de Campinas e, depois, no Lyceu de Goiânia”, recorda. Também não se esqueceu de um feito longínquo: “Depois, fui eleito o vereador mais votado da história. A influência desta localidade em minha vinda foi muito importante”, afirma.
Iris ressalta que Goiânia só existe pelo espírito de desprendimento da comunidade campineira, que abriu mão do status de cidade para virar um bairro da nova capital. O colégio Santa Clara, fundado em 1922 por quatro irmãs franciscanas vindas da Alemanha, faz parte do acervo art déco.
Iris fez questão de também destacar a trajetória do governador Ronaldo Caiado, ressaltando a afinidade que há entre eles. “Ele demonstra, desde o primeiro dia de governo, que não veio apenas para concertar, mas para criar um novo horizonte e uma nova política consubstanciados em parcerias, de mãos dadas para proporcionar a Goiânia melhores condições de vida”, disse o prefeito.
Em seu discurso, Caiado destacou a presença do governo de Goiás em ações na capital. “O prefeito Iris Rezende me convidou para trabalhar de forma conjunta no mutirão. O estado está em tempo integral em parceria com a prefeitura de Goiânia”, afirma.
Na semana que antecedeu ao mutirão, a prefeitura de Goiânia concentrou ações em 25 bairros com serviços de varrição de vias, capina manual, limpeza de córregos e mananciais, poda de árvores, pintura de meios-fios, revitalização de praças, operação tapa-buracos, execução de bueiros, tratamento de erosões, limpeza e recuperação de bocas de lobo, roçagens manual e mecânica. Ao longo do dia hoje, foram prestados 90 serviços municipais, além de outros 30 da administração estadual foram oferecidos para os moradores da região.
Leia mais sobre: Cidades