21 de dezembro de 2024
Cidades

Começa o período de matrícula para a rede municipal de ensino de Aparecida de Goiânia

O período de matrícula de alunos novatos na rede municipal de ensino de Aparecida de Goiânia começa nesta terça-feira (5) e segue até o dia 15 de janeiro de 2015. Os pais ou responsáveis devem solicitar a vaga em escolas ou Centro Municipais de Educação Infantil (Cmeis) via telefone – 0800 607 0040 – ou pelo endereço eletrônico www.aparecida.go.gov.br. Já o telematrícula funcionará das 8 às 21 horas. Segundo a Prefeitura do município, este é o terceiro ano consecutivo que o processo será totalmente informatizado. As matrículas devem ser confirmadas na unidade escolar escolhida até o dia 27 de janeiro.

No ato da matrícula é necessário que os pais ou responsáveis tenham em mãos os documentos pessoais da criança, como certidão de nascimento ou identidade, além do endereço completo da residência com CEP, telefone e outros contatos para agilizar o atendimento. Os alunos veteranos do município já estão com as matrículas renovadas.

Neste ano, 70% das vagas de cada Cmei serão reservadas para às crianças cujos pais e/ou responsáveis estejam cadastrados no Programa Bolsa Família, devidamente inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal, em atendimento a Lei Municipal 3.235. Segundo prefeito Maguito Vilela, a medida visa atender prioritariamente as pessoas que mais precisam das vagas.

“As famílias atendidas pelo programa Bolsa Família terão prioridade na ocupação das vagas. Antes era por ordem de chegada. Nosso objetivo é atender a demanda do município, priorizando as famílias de baixa renda, que mais precisam dos serviços públicos”, disse o secretário de Educação de Aparecida, Domingos Pereira.

No total, serão disponibilizadas 11.860 vagas. Para o ensino fundamental são 10.060, já para a educação infantil, são 1.800. Segundo Domingo Pereira, será gerado um cadastro de reserva para que as crianças tenham as matrículas efetivadas ao longo do ano, conforme a inauguração dos Cmeis. Ainda de acordo com o secretário, para o ensino fundamental não há falta de vagas, mas para educação infantil a demanda ainda é maior que o número de vagas ofertadas, “mas a preocupação não é só em ofertar e vaga e sim, em garantir todas as condições necessárias para um atendimento com qualidade”.

Novos Cmeis

A expectativa da Secretaria de Educação de Aparecida de Goiânia é que em 2016 outros 43 Cmeis sejam construídos. Cada unidade tem capacidade de atender até 120 crianças. Com isso, seriam criadas mais de cinco mil novas vagas. Dessas 43 unidades, 39 estão sendo construídas em parceria com o Ministério da Educação e quatro com o governo estadual e entidades filantrópicas. 


Leia mais sobre: Cidades