23 de dezembro de 2024
Cidades

Começa hoje o período para efetivação das matrículas de novos alunos da rede pública estadual

Os novos alunos que solicitaram vagas nas escolas da rede pública estadual no período de 25 de novembro a 12 de dezembro devem confirmar o pedido e efetivar a matrícula a partir de hoje (02), até o dia 14 de janeiro.

A confirmação é feita por meio do portal www.matricula.go.gov.br ou pelo telefone 0800 645 6556, e o aluno fica conhecendo em que escola estudará.

De acordo com o Secretaria de Estado da Educação, o próximo passa é juntar os documentos pessoais, comprovante de endereço e declaração ou histórico escolar e procurar a secretaria geral da unidade escolar para efetivar a matrícula.

Quem perdeu o prazo regular de solicitação de vagas terá que esperar a efetivação dos que já fizeram o pedido para então verificar na escola de interesse se ainda há vagas. Nesse caso, a matrícula será feita na própria secretaria da escola pelos interessados, mediante apresentação dos documentos pessoais, declaração ou histórico e o comprovante de endereço.

As aulas começam no dia 20 de janeiro para uma parte das escolas, e no dia 21 para as unidades municipais que comemoram o feriado de São Sebastião no dia 20.

Para efetivar a matrícula dos alunos que vão ingressar na escola pela primeira vez, os pais devem observar que a idade mínimo é de 6 anos completos no primeiro dia letivo de 2015, que será 20 de janeiro. Os pais de alunos que não completarem 6 anos até essa data, mas que concluíram a pré-escola, devem aguardar o encerramento do período de matrícula informatizada e procurar a unidade educacional de interesse para exigir o ingresso do aluno na rede.

A idade mínima para ingressa na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental é de 15 anos de idade completos. Para a EJA de Ensino Médio, a idade mínima exigida é de 18 anos completos. Para fazer a matrícula no turno noturno, o estudante deverá ter a idade mínima de 14 anos e comprovante de vínculo empregatício, conforme determina a Portaria nº 2145, de 2014, da Secretaria de Estado da Educação.​


Leia mais sobre: Cidades