O Campeonato Brasileiro Feminino de Futsal começa nesta quarta-feira, dia 4, e vai até o próximo dia 12, em Goiânia. A abertura oficial será às 19 horas desta quinta, dia 5, no Sesi Clube Antônio Ferreira Pacheco.
O evento, organizado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), também é preparatório para outra competição, o Campeonato Mundial Universitário de Futsal masculino e feminino, que Goiás sediará em julho de 2016.
A competição servirá também de seletiva para montar a seleção brasileira que disputa o Campeonato Mundial da modalidade no mês de dezembro, na Guatemala.
A cerimônia de abertura do Campeonato Brasileiro Feminino de Futsal contará com desfile das equipes e atrações culturais. Participam da solenidade a secretária Raquel Teixeira, o ministro do Esporte, George Hilton, o presidente da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), Marcos Madeira, além de outras autoridades.
Nove grupos Foram convidados 27 times – um de cada Estado e também do Distrito Federal. A seleção ocorreu com base no ranking de pontuação acumulada pelas equipes nos últimos três anos. A Associação Atlética Hidráulica Brasil, beneficiada pelo Pró Esporte, representa Goiás no torneio. As equipes serão divididas em nove grupos e jogarão entre si.
As melhores colocadas se classificam fase a fase até chegar à final. A entrada para os jogos é gratuita, mas o torcedor também pode contribuir com 1 kg de alimento não perecível. Os donativos arrecadados serão destinados a instituições filantrópicas.
Nas próximas semanas, o comandante deve anunciar a convocação do grupo que embarca para a Guatemala para disputar o Mundial, de 23 a 29 de novembro. Pentacampeão, o Brasil venceu todas as edições já realizadas.
A primeira edição do Campeonato Brasileiro Feminino de Futsal é uma organização do Governo de Goiás, por meio da Seduce, com o apoio do Ministério do Esporte. A direção técnica é da CBFS, que tem a Federação Goiana de Futsal como parceira. O patrocínio é da Topper.
Veja o cronograma da competição
Leia mais sobre: Esportes