A segunda fase da Campanha de Vacinação contra o HPV começa nesta terça-feira (1°) e segue até o dia 30 deste mês. Nesta segunda etapa, a meta é imunizar pelo menos 80% do público alvo, composto por 155.200 garotas. A vacina tem por objetivo proteger contra o Papiloma Vírus Humano, apontado como um dos principais fatores de risco para o câncer do colo do útero.
A vacina será ofertada às meninas de 9 a 11 anos, que tomaram a primeira dose no último mês de março. No entanto, as menores de 14 anos que por algum motivo não receberam a dose contra o HPV podem iniciar e garantir o esquema vacinal.
A imunização será feita nas unidades básicas de saúde de todos os municípios goianos, Cais, Ciams e postos. Segundo a Secretaria da Saúde de Goiás, alguns municípios aplicarão a vacina em escolas públicas e privadas com o intuito de proporcionar a proteção a um número maior de meninas.
A vacina também está disponível para mulheres de 14 a 26 anos, também não imunizadas, que têm HIV/Aids. O grupo foi incorporado como prioritário, considerando que as complicações decorrentes do HPV ocorrem com mais frequência em portadores de HIV e Aids.
HPV
A principal forma de transmissão do HPV é por via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital. De acordo com o Ministério da Saúde, de 25% a 50% da população feminina e 50% da população masculina mundial está infectada pelo vírus. A vacina é utilizada como medida preventiva, portanto, não tem uso terapêutico no tratamento do câncer do colo do útero, de lesões displásicas cervicais, vulvares e vaginais de alto grau ou de verrugas genitais, além de não conferir proteção contra outras doenças sexualmente transmissíveis.
Leia mais sobre: Cidades