10 de agosto de 2024
Política

Combate ao crime organizado une seis estados em acordo interfederativo

Vice-governador e secretário de Segurança promete enviar ainda esta semana projeto que cria novas categorias para polícias (Foto: Alego)
Vice-governador e secretário de Segurança promete enviar ainda esta semana projeto que cria novas categorias para polícias (Foto: Alego)

Será realizada uma reunião entre os secretários de Segurança Pública dos estados que integram o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central.

Secretários do Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Rondônia e Maranhão vão dar inicio à efetivação do acordo interfederativo por segurança e combate ao crime organizado.

O protocolo de intenções foi assinado pelos governadores destes estados durante o III Fórum de Governadores do Brasil Central que foi realizado em Palmas (TO) na última sexta-feira, dia 03.

Após oficializarem o acordo interfederativo em Palmas, os secretários de Segurança Pública, neste encontro em Goiânia, vão, portanto, da teoria à prática. Iniciarão as tratativas para instalação do Comitê de Inteligência Integrada, que objetiva o compartilhamento de dados, informações, investigações, softwares e práticas exitosas relativas aos crimes comuns que afetam aos estados.

Este protocolo, formalmente chamado de acordo interfederativo, teve o vice-governador e secretário de Segurança Pública José Eliton na linha de frente das articulações. O documento oficializa a união de esforços entre governos no enfrentamento a crimes recorrentes nesses estados, como tráfico de drogas e armas, e roubos a bancos.

O encontro no Palácio Pedro Ludovico Teixiera prevê ainda debates e adequações das propostas, como reestruturação do modelo de segurança pública, controle de fronteiras, divisas e rodoviários, descontigenciamento de recursos de segurança pública e do Fundo Penitenciário Nacional, além de outros temas.


Leia mais sobre: Política

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários