25 de novembro de 2024
Cidades

Combate a Leptospirose será intensificada nas áreas afetadas pela chuva

Uma equipe da diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) estará na Vila São Paulo  para reforçar o atendimento à população vítima de alagamento. Os profissionais farão orientações sobre como se prevenir das possíveis doenças resultantes de inundações.

A Leptospirose é uma das doenças mais comuns nestes casos. Por isso, uma cartilha do Ministério da Saúde será distribuída preventivamente pelos agentes de endemias, que também vão tirar dúvidas da população e encaminhá-las a alguma unidade de saúde, caso haja necessidade.

A SMS Goiânia também está divulgando Alerta Epidemiológico para chuvas e alagamentos a todas as suas unidades de atendimento. O objetivo é deixar os profissionais preparados para identificar e tratar possíveis casos de leptospirose e outras doenças que possam surgir. A Coordenadoria Executiva da Comissão Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), em parceria com o Comando de Operações de Defesa Civil (CODEC) e o Corpo de Bombeiros realizaram o mapeamento das áreas acometidas pelos alagamentos e atenderam cerca de 400 famílias. 

Estas famílias residem em áreas às margens do Ribeirão Anicuns, distribuídas nos seguintes bairros: Vila São José, Vila São João, Vila Roriz, Gentil Meireles, Urias Magalhães, Vila Perdiz, Vila Monticelli, Vila Fernandes, Vila Santa Helena, Setor Caiçara, Setor Progresso, Setor Eli Forte e Setor Perim. De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde da SMS Goiânia, Flúvia Amorim, além dos profissionais de saúde ficarem atentos, as equipes de vigilância distritais e da atenção primária devem vistoriar as áreas atingidas pela inundação. O objetivo é determinar as características da área, a população atingida e o tempo de exposição, busca ativa de possíveis casos, ações de controle de roedores e ações de comunicação e educação em saúde.


Leia mais sobre: Cidades