A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Departamento de Vigilância e Controle de Zoonoses, inicia hoje, 17, uma nova ação de combate e controle do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. Além da vistoria periódica, 476 agentes de saúde vão verificar 105.391 imóveis na capital.
As ações vão começar no Setor Jardim Novo Mundo e seguem até o dia 27. Todos os distritos de Goiânia serão visitados pelos agentes que vão passar por 16 bairros da capital. De acordo com o diretor Vigilância e Controle de Zoonoses, Luiz Elias Camargo, foram selecionados para esta ação os setores com maiores possibilidades de proliferação do mosquito da dengue.
O trabalho dos agentes inclui busca ativa de casos suspeitos e a retirada dos criadouros do mosquito nos bairros. Os agentes também farão orientações aos moradores sobre a importância de verificar sempre caixas d’água, calhas, pratos de vasos de plantas, ralos, aquários, latas, garrafas, pneus e outros locais onde o mosquito possa proliferar.
Notificações
De acordo com o Informe Dengue divulgado na última terça-feira (10), o número de casos da doença continua caindo em Goiânia desde o mês de março. Na Semana 36 (do dia 05 de setembro ao dia 10 de setembro), foram registrados 91 casos de dengue. De acordo com a Diretoria de Vigilância em Saúde da SMS, a média de casos em anos tranquilos é 400 notificações por semana.
Os bairros com mais notificações na Semana Epidemiológica 36 foram Jardim América, Campinas, Nova Esperança, Sudoeste e Parque Anhanguera I.
As informações são da prefeitura de Goiânia.
Leia mais sobre: Cidades