20 de dezembro de 2024
Cidades • atualizado em 13/02/2020 às 00:12

Comando do Policiamento da Capital espera mais viaturas em setembro

Tenente-coronel Ricardo Rocha.
Tenente-coronel Ricardo Rocha.

Para intensificar o policiamento em Goiânia são necessárias mais 50 viaturas da Polícia Militar (PM-GO), de acordo com o comandante do Policiamento da Capital (CPC), tenente-coronel Ricardo Rocha. Segundo o comandante, as novas viaturas serão utilizadas para fazer a segurança nos bairros.

“Está prevista para final de setembro, início de outubro, a troca da nossa frota. Substituindo a frota, seremos atendidos com aumento de locação de viaturas. Então, pedimos mais 50 viaturas para a capital, para a gente poder estar aplicando nos bairros”, afirmou.

Segundo Ricardo Rocha, um número maior de viaturas fortalecerá a corporação. “Acho que a polícia ostensiva se fortalece com presença na rua, colocando as viaturas para a população. Nas regiões onde comandei, sempre privei para isso. Nós temos aumentado, já temos feito isso”, comentou.

Além disso, o tenente-coronel informou que as novas viaturas serão utilizadas pelos policiais militares que estão encerrando o estágio operacional e iniciarão suas atividades nas ruas a partir de outubro.

“Conseguimos o aumento do policiamento remunerado extra […], o quantitativo numerário disponibilizado para a população. Estamos aguardando agora os 200 policiais militares que estarão nas ruas a partir de outubro. Já estamos com eles agora no estágio operacional, mas em outubro de forma definitiva”, finalizou.

Leia parte da entrevista:

Altair Tavares: Do ponto de vista de planejamento, quantas viaturas são necessárias hoje para mais segurança?

Ricardo Rocha: Estamos aguardando medidas da corporação, do comandante da PM, do comandante do Policiamento da Capital e medidas de governo. Estamos aguardando medidas já tomadas, alguns apoios do governo através do secretário que já foram disponibilizados para nossa instituição, apoio do comandante-geral. Acho que a principal missão de qualquer comando de policiamento ostensivo, no caso a Polícia Militar, é aumentar o número de viaturas. Conseguimos o aumento do policiamento remunerado extra, o secretário aumentou, juntamente com o comandante, o quantitativo numerário disponibilizado para a população. Isso propiciou aumentar viaturas nas ruas. Claro, estamos aguardando ainda uma mudança de estrutura. Agora tem uma lei que está na Assembleia para ser votada para a diminuição da estrutura administrativa da corporação, inclusive da diminuição de comandos, de unidades dentro da capital. E estamos aguardando agora os 200 policiais militares que estarão nas ruas a partir de outubro. Já estamos com eles agora no estágio operacional, mas em outubro de forma definitiva.

Altair Tavares: Para eles serão necessárias mais viaturas para trabalhar?

Ricardo Rocha: Estamos trocando nossa frota. O secretário e comandante da PM, está previsto para final de setembro, início de outubro, a troca da nossa frota. Substituindo a frota, seremos atendidos com aumento de locação de viaturas. Então, pedimos mais 50 viaturas para a capital, para a gente poder estar aplicando nos bairros. Acho que a ideia é essa, acho que a população quer do governo, do Estado, quer das polícias a maior presença nas ruas. E essa medida não é para amanhã. Nós, enquanto instituição, precisamos nos fortalecer, e acho que a polícia ostensiva se fortalece com presença na rua, colocando as viaturas para a população. Nas regiões onde eu comandei, sempre privei para isso. E nós temos aumentado, já temos feito isso. Uma localidade em que tínhamos oito, nove viaturas para cuidar de determinada população, hoje estamos com 12, 15 viaturas a mais. Já temos feito isso.

Leia mais:


Leia mais sobre: Cidades