O ex-goleiro do Grêmio e do Flamengo, Emerson Ferretti, foi eleito, de forma democrática, o presidente do Esporte Clube Bahia, neste sábado (2), na Arena Fonte Nova. Com 1.089 votos, Ferretti superou Marcelo Sant’Ana, que recebeu 774 votos. Com a vitória, o ex-goleiro se torna o primeiro presidente de clube assumidamente gay, representando uma conquista para a comunidade LGBTQIA+.
Por meio das redes sociais, o deputado federal Ivan Valente (PSOL) destacou a celebração da comunidade LGBTQIA+. “A comunidade LGBTQIA+ celebra a eleição de Emerson Ferretti para a presidência do Esporte Clube Bahia. Ele é o único presidente assumidamente gay entre todos os clubes de todas as divisões do futebol profissional, da série A a D. Conquista importante! Parabéns, Bahia”, escreveu.
Já sobre o trabalho como presidente do clube, Ferretti afirmou que é necessário que haja união. “A gente precisa de união, acreditar no nosso clube e trabalhar. O fato de ser presidente me dá a possibilidade de conduzir um trabalho em um momento que ninguém aqui está acostumado. Quero abrir as portas para os demais candidatos. Cada um de vocês tem muito a colaborar com o Bahia. Vamos estar sempre dispostos a ouvir”, disse.
Ferretti substitui Guilherme Bellintani, que foi presidente do Bahia durante os últimos seis anos. Com as eleições, o ex-goleiro também se torna o quarto eleito democraticamente no clube.
Leia mais sobre: Bahia / LGBTQIA+ / presidente / Brasil