08 de agosto de 2024
Mundo

Com virada em estados-chave, Biden se aproxima da vitória nos EUA

Joe Biden e a vice, Kamala Harris, nesta quarta. (Foto: Divulgação)
Joe Biden e a vice, Kamala Harris, nesta quarta. (Foto: Divulgação)

O democrata Joe Biden está muito próximo de garantir a vitória nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. Nesta quarta-feira (4), os estados de Michigan e Wisconsin, chaves nas eleições deste ano, deram seus votos no Colégio Eleitoral ao ex-vice-presidente e deixaram-no a apenas 17 delegados da Casa Branca.

Tanto em Michigan quanto em Wisconsin, Biden teve uma virada emocionante no fim, com a apuração de votos enviados pelo correio, e uma vitória apertada. Uma votação expressiva na região de Detroit deu ao democrata cerca de 130 mil votos de vantagem no Michigan. Em Wisconsin, a frente é de cerca de 20 mil votos apenas.

A corrida cabeça a cabeça no estado do queijo fez o presidente Donald Trump anunciar que vai à Justiça pedir uma recontagem dos votos por lá.

O que falta para a vitória?

Apenas seis estados ainda não declararam vencedor. Em um deles, no Alaska, Donald Trump deve ser confirmado em breve como o mais votado e, assim, garantir mais três delegados.

No Arizona, alguns veículos, como a Fox, já dão a vitória a Biden, embora outros sejam mais cautelosos. Trump lidera com margem muito apertada em Georgia, North Carolina e Pennsylvania, que estão com apuração adiantada e, se confirmados republicanos, levariam o presidente a 268 delegados, restando apenas dois para dar a ele a vitória.

O estado decisivo então passaria a ser Nevada. Por lá, com 86% dos votos apurados, Joe Biden lidera por pouco mais de 7 mil votos. São seis votos no Colégio Eleitoral. A Comissão Eleitoral anunciou que as cédulas voltarão a ser contadas apenas nesta quinta, aumentando ainda mais a expectativa no país.


Leia mais sobre: / / / Destaque 2 / Mundo

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários