Publicidade
Política
| Em 2 anos atrás

Com recusa de Bolsonaro, internautas sugerem que Dilma passe faixa presidencial para Lula

Compartilhar

Um novo assunto vem ganhando força na internet depois que da recusa de Jair Bolsonaro (PL) em passar a faixa para o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Internautas subiram a hashtag #DilmaPassaAFaixa no Twitter em favor da ex-presidenta petista que sofreu impeachment em 2016. Apesar disso, o site da Câmara informou que Michel Temer, último presidente antes de Bolsonaro, é quem deve seguir o protocolo.

Uma das famosas que engajaram a hashtag foi a cantora Daniela Mercury. No Twitter, a artista escreveu: “Tenho sonhado com isso: Nossa presidenta @dilmabrentregando a faixa para @LulaOficiale o Brasil voltando para o eixo. Assim, a gente faz a reparação de outro grande erro cometido no Brasil,exaltando a mulher que foi tirada da presidência por um golpe de estado. #DilmaPassaAFaixa”.

Publicidade

Apesar da vontade da cantora e de outras milhares de pessoas que escreveram sobre isso, o roteiro da posse de Lula informa mesmo que será Michel Temer. O documento publicado na última sexta-feira (23), no site da Câmara dos Deputados, apresenta um infográfico que mostra que a faixa presidencial será entregue pelo ex-presidente emedebista, que era vice de Dilma.

Publicidade

Mesmo que não seja Dilma a passar a faixa para Lula, se for Temer, será igualmente simbólico. isso por que petistas e apoiadores do governo Lula e Dilma consideram o processo de impeachment de 2016 uma forma de golpe. Portanto, é como se o próprio Michel Temer estivesse devolvendo o que é do PT por direito, já que o governo eleito democraticamente não chegou ao fim naquela época.

Publicidade

Vale lembrar que toda essa confusão começou por conta do atual presidente. Bolsonaro se recusa a passar a faixa para Lula e, mais do que isso, sairá do país para que não precise cumprir com o feito. Além disso, o vice–presidente, Hamilton Mourão, que poderia passar, também se negou, dizendo que isso deveria ser trabalho do chefe do Executivo Federal.

Publicidade
Carlos Nathan Sampaio

Jornalista formado pela Universidade Federal e Mato Grosso (UFMT) em 2013, especialista Estratégias de Mídias Digitais pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiânia - IPOG, pós-graduado em Comunicação Empresarial pelo Senac e especialista em SEO.