As pré-candidaturas dos deputados federais do PL, professor Alcides, em Aparecida de Goiânia, e Gustavo Gayer, em Goiânia, foram confirmadas neste sábado, 28, em eventos com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Sem explicar o motivo, ele usou as expressões “colocar à disposição”, “intenção” e “construção de projetos” para não falar em lançamento do pré-candidato de Aparecida.
Evitando o esbarrão
Com isso, Bolsonaro evitou esbarrar cedo demais no escolhido do governador Ronaldo Caiado (Republicanos), que não deve ser o aniversariante e pode ser o atual prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano (MDB).
“Não estamos lançando ninguém, mas deixando o nome [do Professor Alcides] a disposição para Aparecida de Goiânia”, afirmou Bolsonaro.
Inelegível pelos próximos oito anos, o ex-presidente focou em falas como “vamos plantar para colher no ano que vem e também em 2026”.
Agenda
Bolsonaro estava em Goiânia desde sexta-feira para eventos políticos e acabou ciceroneado pelo governador Ronaldo Caiado e pelo senador Wilder Morais, presidente estadual do PL, em alguns deles. De feiras a café da manhã em panificadora, ele movimentou locais por onde passou com aliados e seguranças.
Pela manhã de hoje, compareceu no evento do PL Mulher, comandado pela esposa dele, a ex-primeira-dama Michele no Centro de Convenções de Goiânia.
Pré-candidatura em Goiânia
Foi lá que ele falou sobre a pré-candidatura de Gayer. O deputado esteve com o ex-presidente em todas as agendas desde ontem.
Na hora do almoço, foi a vez de prestigiar a festa de aniversário do Professor Alcides, evento organizado para ser também o lançamento da pré-candidatura.
Atraso
Para um salão lotado, com quase duas horas de atraso em relação ao previsto, o ex-presidente discursou rapidamente. Repetiu os ataques ao atual presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, e comparou as gestões, como também fez ontem.
Com direito a bolo de aniversário, apesar da fala pouco enfática de Bolsonaro, o Professor Alcides não deixou passar a oportunidade e reiterou seus planos: “Quero aproveitar meus 70 anos para colocar meu nome à disposição de vocês”.
Leia mais sobre: Eleições 2024 / Aparecida de Goiânia / Goiânia / Política