Com o objetivo de desafogar as linhas de atendimento ao passageiro do transporte coletivo que utiliza o serviço para se locomover entre as regiões Sul e Leste da capital, a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) anunciou na manhã desta quinta-feira (20/08) a criação de cinco novas linhas diretas. Em coletiva à imprensa, técnicos do órgão ressaltaram que estão seguindo o modelo implantado no Eixo Anhanguera, que obteve resultados positivos desafogando os Terminais Padre Pelágio e Novo Mundo.
Com a criação das novas linhas, o assessor de planejamento da Companhia, Rafael Oliveira enfatizou que agora, o objetivo é desafogar outras Estações da Região Metropolitana. “Essas cinco linhas principal objetivo delas é desafogar os Terminais Praça A, que tem problemas operacionais inclusive devido ao seu espaço físico. Mas que nós estamos implantando essas linhas para diminuir o impacto na operação e também o Terminal Praça da Bíblia”, enfatizou.
Flávia Xavier, gerente de programação e planejamento da CMTC explicou como funcionará as novas linhas. “A linha 911 vem para fortalecer e a desafogar a linha 011 que vem do T. Vila Brasília. A linha 915 vai reforçar a linha 015, que sai do T. Praça A, passa pelo T. Isidória e vai até o Flamboyant”, pontua ressaltando que essas novas linhas irão dar uma aliviada na circulação de pessoas no Terminal Praça A.
Xavier ressalta que as outras três linhas funcionarão a partir do Terminal Praça da Bíblia. “A linha 919, no Terminal Praça da Bíblia, que saía deste terminal e ia para a Avenida T10 e também ao Terminal Isidória. Esse é um reforço a linha 019. A linha 920 que seria Terminal Praça da Bíblia e Terminal Isidória via T10 é um reforço a linha 020.”
Para quem mora em Nerópolis e vem à Goiânia o destaque é a linha 581. “Anteriormente, os usuários tinham de fazer o transbordo dentro do Terminal Nerópolis, agora, bem parecido com o Eixo Anhanguera não fazem mais o transbordo no Terminal fazendo um trajeto único do bairro onde mora em Nerópolis até o Terminal Praça da Bíblia”, explica Rafael. A CMTC também acredita que com as implantações o tempo das viagens será mais rápido.
Decisões tiveram participação do usuário
Rafael e Flávia destacaram que a participação dos usuários e passageiros foram fundamentais na implantação das novas linhas. “Estivemos acompanhando a operação desde o dia 12 para que pudesse ser feito os devidos ajustes. A primeira linha seria a 911 que liga a Praça A à Avenida T10, no Bueno. A 915, ela inicialmente, no dia 12, foi implantado no Terminal Praça A até a Praça Nova Suíça. Ao conversar com os usuários e vivenciar o Terminal Praça A e analisar junto ao passageiro avaliamos que deveríamos estender até a Praça Chafariz, na T63 e assim foi feito, no dia 12 mesmo à tarde”, explicou Xavier.
Rafael ressaltou que o contato presencial entre técnicos e usuários possibilitou mais efetividade na decisão. “É bom esse contato que nós temos com o usuário. A Flávia inclusive, teve um contato bem próximo, esteve presente quase todos os dias com os usuários coletando informações técnicas, fazendo pesquisas e tendo esse contato verbal, frente-a-frente com o usuário”, salientou.
Leia mais sobre: CMTC / Transporte Coletivo / Destaque 3